Tomógrafo Móvel do Governo do RJ chega nesta teça-feira em Barra Mansa

Exames vão beneficiar também a população de Quatis, Porto Real, Itatiaia e Resende

A partir desta terça-feira (14), os moradores de Barra Mansa vão receber a unidade móvel de tomografia computadorizada. Os exames vão beneficiar também a população das cidades próximas. As secretarias municipais de Saúde de Quatis, Porto Real, Itatiaia e Resende também poderão agendar exames para seus moradores. Para atender os pacientes, uma estrutura está montada no pátio da prefeitura, na Rua Luiz Ponce, 263 – Centro. A previsão é que o serviço permaneça na cidade até o dia 25 de maio, e a expectativa é realizar 500 exames.


Desenvolvido em 2009, este é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Até o momento, já foram realizados 70.029 exames no estado.

O horário de atendimento será das 8h00 às 18h30, podendo ser estendido até às 20h. Aos sábados e feriados, atende das 7h30 às 15h. Cada aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. A estrutura móvel possui recepção climatizada, com dois aparelhos de ar-condicionado, televisão, elevador para macas e cadeira de rodas e possui, ainda, vestiário para o paciente.

Agendamentos
Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.
Rapidez e conforto
Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais. 
...
Folha vale do Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.