São Pedro da Aldeia, RJ, ganha novo método de combate à dengue


O veículo, chamado Ultra Baixo Volume é menos tóxico que o "fumacê". Carro foi obtido através de uma parceria com o governo do estado.

São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, tem agora uma nova arma contra a dengue, que é o carro de Ultra Baixo Volume (UBV). Ele é utilizado para controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, de uma forma mais eficaz, menos poluente, menos tóxica e que não agride o meio ambiente.
Após realizar um levantamento no município, a Prefeitura da cidade solicitou o UBV junto ao governo do Estado. Analice Martins, secretária de saúde da cidade, afirmou que os moradores não precisam solicitar a passagem do veículo.

“O carro vai funcionar rodando no município de domingo a domingo, no horário estabelecido. Os moradores não precisam solicitar a presença, vamos passar por todos os bairros”, afirmou a secretária.
Os UBVs trabalham com solvência de água, o que não faz tanta fumaça, portanto é mais eficaz que o fumacê, que é o inseticida dissolvido em óleo, que está proibido de ser utilizado no estado por orientação do Ministério da Saúde.
Segundo o supervisor do Programa de Dengue municipal Valdinei de Oliveira Silva, existe um ciclo de UBV para ser cumprido.
“Para que a ação tenha efeito, precisamos cumprir o ciclo de UBV, que consiste em passar pelo local quatro vezes por mês, uma por semana. O município não está tendo nenhum gasto, porque a secretaria estadual de saúde cedeu o aparelho, o combustível e o inseticida utilizado. Diariamente preenchemos um formulário explicativo, com a quilometragem rodada e os bairros percorridos", afirmou.
O serviço está sendo feito das 5h às 9h e das 17h às 21h, diariamente. O veículo só não é utilizado em dias de chuva e de muito vento.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.