Todas as escolas municipais de Silva Jardim já dispõem de Internet

Todas as escolas da rede municipal de Silva Jardim já contam com pontos de Internet, sendo que 16 delas (ao todo são 20) dispõem também de laboratórios de informática para pesquisas didático-pedagógicas de alunos e professores. Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Marcelo Massao, a implantação acaba de ser feita por uma empresa com o acompanhamento do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Administração Municipal. Em algumas localidades funciona através de cabeamento direto e em outras via satélite.

As escolas situadas no Centro da cidade, Imbaú e Aldeia Velha recebem por meio de torres de transmissão, enquanto as de Gaviões e Bananeiras têm sinal via satélite. O sistema de Internet atende aos laboratórios de informática implantados nas escolas através dos Programas “Proinfo Urbano” e “Proinfo Rural”, do Ministério da Educação, instalados a partir de junho de 2009. No “Proinfo Urbano”, cinco escolas receberam uma sala de informática com 17 computadores cada; ao passo que no “Rural” 11 unidades de ensino ganharam um laboratório com cinco máquinas cada. A transmissão é feita pelo sistema “Net Voip”. Ao todo, são 140 máquinas distribuídas entre 16 escolas.
A rede municipal dispõe de 20 escolas, sendo que as quatro de Educação Infantil não são contempladas pela instalação de laboratórios de informática, mas também contam com pontos de recepção de Internet e computadores para a utilização dos servidores. Segundo a coordenadora de Informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Elisaman Grijó, todos os laboratórios de informática das escolas estarão interligados com o futuro Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), cuja inauguração está prevista para o mês de agosto próximo no antigo prédio da Secretaria, junto ao Centro de Educação Pública Municipal (CEPM).
...
Poésis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.