Casimiro de Abreu: Programa Jovem Agricultor terá início em junho

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, através da Fundação Municipal, inicia em junho o ‘Programa Jovem Agricultor Orgânico 2011’ para adolescentes de 14 a 17 anos de ambos os sexos, moradores da zona rural do município. Cerca de 30 pessoas foram selecionadas para participar. O projeto terá duração de aproximadamente seis meses. 




A lista final dos inscritos classificados foi publicada no Jornal Oficial do Município (Edição nº CXXIX). Os selecionados devem se apresentar com documentação até o dia 27 de maio na Fundação Municipal Casimiro de Abreu, acompanhados pelos responsáveis. O endereço fica na estrada Zaczuc Tahan, s/nº, Vargem Grande – Sítio Agrícola. 



Todos os classificados no projeto precisam estar matriculados em escola pública estadual ou municipal. Os jovens receberão mensalmente bolsa-auxílio de meio salário mínimo. O curso consta de aulas teóricas e práticas com acompanhamento de um técnico de agricultura e aprenderão sobre administração de propriedade rural, cooperativismo e outros conhecimentos. 



“O objetivo do projeto é que os jovens consigam entender que o homem não precisa sair do campo para se sustentar. Ele pode prosperar no campo agregando valores aos produtos. Todos os participantes receberão alimentação, uniformes e serão cobrados pela assiduidade na escola”, informou o presidente da Fundação Municipal Alcyr Neves. 



Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação, a Fundação Municipal Casimiro de Abreu está fornecendo adubo preparado, sementes e acompanhamento técnico para a ‘Semana de Alimentação Escolar’, que acontece a partir do dia 18 até 27 de maio em todas as unidades escolares. O tema escolhido é “Agroecologia e Agricultura Familiar: a cidadania em família”. 



A Fundação Municipal desenvolve ações na área de piscicultura, produção de alevinos, cultivo de mudas variadas, hortaliças, além de projetos de fruticultura, cursos técnicos, treinamentos, logística e apoio a todos os produtores rurais. “Estamos colocando em prática diversos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano. Fizemos a limpeza de todo o sítio agrícola, preparos na terra para hortas comunitárias, além de melhorias na parte elétrica e equipamentos. Quem visitar a instituição observará um novo ambiente”, finalizou Alcyr Neves.
...
Quissamã News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.