Final de "Araguaia", da Globo, gravado em São Fidélis

Murilo Rosa e Cléo Pires fizeram as cenas finais em uma fazenda do município
Foto: Michelle Mayrink
Do Estado do Rio, ou melhor, direto de São Fidélis, o quarto de milha To Times Black Z está ganhando destaque nacional esta semana, aparecendo nos últimos capítulos da novela das seis “Araguaia”, da Rede Globo. De propriedade do criador fluminense Paulo Ney, o garanhão preto divide as cenas com o domador de cavalos Solano, o protagonista, personagem do ator Murilo Rosa. O To Times estará, inclusive, no grande e esperado desfecho da novela, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 8, com reprise no sábado, dia 9. 

No último fim de semana, a equipe de direção “Araguaia”, com os atores Murilo Rosa e Cléo Pires, gravou as cenas finais da novela na Agropecuária Grumarim, em São Fidélis, também de propriedade de Paulo Ney. Esta é a última semana da novela e o desfecho ainda é uma incógnita, já que o destino do triângulo amoroso formado por Solano, Estela e Manuela (Milena Toscano) será guardado a sete chaves. Não se pode falar muito a respeito das gravações, mas o presidente da RJQM (Associação de Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Estado do Rio de Janeiro), Frederico Mendonça, adianta que participaram da cena cerca de 130 animais, além do To Times, compondo um visual no estilo da antiga propaganda “Venha para o mundo de Marlboro”, como a direção mesmo queria. 

Na trama, o Murilo interpreta um verdadeiro mestre na montaria e na doma. E como o pai do ator, Odair Rosa, é criador de cavalos da raça Mangalarga Marchador, para Murilo, as cenas de montaria não são nenhum problema. Odair acompanha de perto o filho nesta novela, e insatisfeito com o cavalo que estava montando, Murilo pediu ajuda ao pai para encontrar um quarto de milha preto. “Odair entrou em contato com a RJQM e eu indiquei o criador e nosso sócio Paulo Ney. Foram feitos contatos e o cavalo com seu treinador Jorge Paulo passaram alguns dias no Rio, gravando no Projac”, conta Frederico, ressaltando que estas foram as cenas que passaram esta semana. Em uma delas, o Solano apresenta o garanhão ao seu avô e diz que “o Paulo, um amigo do Rio, mandou o cavalo para ele amansar”, elogiando o cavalo e, em seguida, galopando numa corrida com Rudy, personagem de Henri Castelli, em sua moto. 

Mas não bastou apenas aproveitar os dotes e beleza do To Times. O responsável pelo setor de locações da novela fez novo contato com o Frederico, da RJQM, sob indicação de Odair de Rosa, pedindo indicação sobre um lugar com algumas características que batessem com a paisagem da novela e onde houvesse muitos cavalos, especialmente um cavalo preto (para o Solano). Novamente o presidente da RJQM indicou o Paulo Ney e a sua Agropecuária Grumarim, por atender todos os requisitos solicitados e contar com estrutura para recebê-los. 

- Eles vieram conhecer o lugar no dia seguinte, e estavam entre duas opções, a Grumarim e uma fazenda em Casimiro, mas quando viram a paisagem, conheceram o lugar e sua estrutura, chegaram à conclusão que, mesmo sendo bem mais distante do que a outra, aqui seria o lugar ideal para gravar o fim da novela - relata Frederico, que também acompanhou as gravações da novela extasiado com a beleza da cena. “É uma boa oportunidade para mostrarmos o potencial dos criadores do Estado do Rio, em especial da região, e o fortalecimento da raça Quarto de Milha no Estado, onde há grandes campeões nacionais”, enfatizou, satisfeito com a visibilidade que esta produção está dando à raça. 

A Agropecuária Grumarim fica na beira do rio Paraíba do Sul. Aliás, a fazenda é ilhada pelo rio, que, neste trecho, se divide em dois braços. Uma paisagem deslumbrante, que encantou a direção da novela “Araguaia” e também poderá ser vista por milhares de expectadores esta semana, principalmente no último capítulo.

___
NF 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.