Secretaria de Saúde notifica 24 casos de toxoplasmose em Angra


Registros foram feitos entre janeiro e abril de 2013. Exame com análise dos casos está previsto para próxima sexta-feira (10).

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis (RJ) está analisando possíveis registros de toxoplasmose. Foram notificados 24 casos na cidade entre janeiro e abril de 2013, de acordo com a prefeitura. A previsão da secretaria é que o resultado do exame que confirmará ou não a doença saia até a próxima sexta-feira (10 de maio).

De acordo com o Ministério da Saúde, a toxoplasmose é transmitida aos seres humanos e a outros animais através de fezes do gato contaminadas ou por ingestão de carne infectada. A doença pode causar deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, hepatites, inflamação do pâncreas e complicações musculares. A toxoplasmose também pode ser congênita, quando ocorre em gestantes. Elas podem transmitir a doença ao bebê, que enfrentam o risco de sofrer complicações e má formação.
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres grávidas façam o exame para identificar a doença durente o pré-natal. Segundo o Ministério, para pessoas com defesas imunológicas baixas, como transplantados, portadores de aids e doenças crônicas, a toxoplasmose pode ser fatal. Entre os sintomas comuns estão febre, manchas pelo corpo, cansaço, dores e íngua no corpo e dificuldade para enxergar.
A Secretaria de Saúde de AR orienta a quem tiver sintomas da doença a procurar a unidade de saúde mais próxima.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.