Festa do Bonfim busca recuperar identidade cultural de Angra


Segundo organização, festa marca o novo momento entre moradores e fiéis.  Evento começa na sexta-feira (3) e segue até domingo (5), no bairro Bonfim.

A tradicional Festa do Bonfim de Angra dos Reis, no litoral sul do RJ, começa nesta sexta-feira (3). A retomada da festa de resistência caiçara na cidade é uma das medidas do Conselho Municipal de Políticas Culturais junto a Fundação Cultural do Município (Cultuar) em busca da recuperação da identidade cultural de Angra dos Reis.
Para a comissão organizadora do evento, esse resgate marca um novo momento entre os moradores e fiéis do santo que dá nome ao bairro.

Imagem do Senhor do Bonfim foi encontrada por pescador, segundo lenda
De acordo com a lenda, após passar pela enseada Batista das Neves, um pescador encontrou uma imagem de Cristo Crucificado [Senhor do Bonfim] em uma pedra. Ele a levou para o convento da cidade, onde entregou ao Frei. No outro dia, após retornar da pescaria, ele se deparou com a mesma imagem. Novamente ele a pegou e entregou ao Frei, que afirmou não ser a mesma imagem, pois ela estava guardada em um local seguro. Quando resolveu buscar para provar ao pescador, a imagem não estava no local. A situação se repetiu novamente no terceiro dia.
No dia 3 de maio de 1780 uma capela foi construída próxima ao local onde foi encontrada a imagem, que foi colocada de frente para a pedra, onde permanece até hoje.
A festa segue até domingo (5). Confira a programação:
Sexta-feira (3):
19h30 - 2º Dia do Tríduo
21h - Banda Simplesmente Sim
23h30 - Trio Mambucaba
Sábado (4):
13h - DJ Alessandro
19h30 - 3º Dia do Tríduo
Domingo (5):
6h - Alvorada Festiva
7h - Café Comunitário
8h - Inscrições para atividades esportivas
9h - Largada do Aquation
9h - Futvôlei
10h - Stand-up
10h - Missa Solene
13h30 - Liberação do Pau de Sebo
13h30 - Leilão de Prendas
16h - Procissão
17h - DJ Diana
19h - Banda Jardim Sarmento
21h30 - Art Samba
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.