Prêmio Guerra-Peixe prestigia destaques da cultura de Petrópolis


Prêmio Maestro Guerra-Peixe aconteceu nesta sexta-feira (3). Melhores do setor em 2012 foram contemplados.

Conhecida como uma cidade com atmosfera cultural, Petrópolis, Região Serrana do Rio, premiou na noite desta sexta-feira (3) os melhores da cultura em 2012. Foi realizada no Theatro D. Pedro a entrega da quarta edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2013. Emoção e reconhecimento marcaram a solenidade, que estava dentro das comemorações dos 170 anos da Cidade Imperial. Estiveram presentes o prefeito Rubens Bomtempo e a primeira dama, Luciane, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil dos Santos, entre outras personalidades.


A diversidade de manifestações culturais é uma das características do município, que também valoriza a tradição. Mas foi o novo que se destacou na lista dos vencedores da noite. Entre os ganhadores, nomes como Ingrid Bortolotti e Pedro Prieto com a exposição “Náusea” (categoria Artes Visuais) e Ritmos da Rua pela atuação em 2012 (categoria Dança) fizeram o debute no prêmio e também na cena. “Quero dedicar a todos que prestigiaram o nosso trabalho. Começamos há quatro anos e já fomos indicados e ainda levamos o prêmio. Trabalhamos para divulgar a cultura de rua e estamos conseguindo”, agradeceu Leonardo Peterman, do grupo Ritmos da Rua.

Algumas estreias na relação de vencedores são nomes já conhecidos no cenário artístico petropolitano, como é o caso do baterista e percussionista Dino Fernandes, que levou o prêmio na categoria Música Popular pela atuação em 2012; Marcelo Quintella com o curta “Hooji” em Audiovisual; Márcia Rocha na categoria Teatro, pelos figurinos de “A Saga de Jô”; e Andréa Pachá com o livro “A vida não é justa” na categoria Literatura. “Estou muito feliz por esse prêmio. É uma alegria enorme Petrópolis ser esse espaço onde a cultura floresce”, ressaltou Andréa Pachá.

O prêmio também destacou trabalhos de pessoas e entidades que já estiveram na lista em outras edições, como a emissora local TCV pela cobertura local em 2012 (categoria Comunicação) e Marco Aurélio Lischt que venceu na categoria Música Erudita pela atuação em 2012. “Quero parabenizar esse prêmio, pois ele é um dos patrimônios culturais da nossa cidade”, pontuou.

O homenageado da noite por seu Notório Reconhecimento, o ator Rodrigo Santoro, não compareceu ao evento, mas enviou um e-mail para a organização parabenizando pela iniciativa e agradecendo o reconhecimento por seu trabalho, que começou em Petrópolis, sua cidade natal.
Confira a relação completa dos vencedores:
Música Popular: Dino Fernandes (atuação 2012)
Música Erudita: Marco Aurélio Lischt (Atuação 2012)
Teatro: Márcia Rocha (figurinos de A Saga de Jô)
Dança: Ritmos da Rua (atuação 2012).
Artes Visuais: Ingrid Bortolotti e Pedro Prieto (A náusea)
Literatura: Andréa Pachá (A vida não é justa)
Comunicação: TVC (Cobertura cultural 2012)
Audiovisual: Marcelo Quintella (Hooji)
Produção Cultural: SESI
Categoria Especial: Bohemia
Notório Reconhecimento: Rodrigo Santoro.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.