Dengue no RJ: Quem deixar caixas d' água destampadas está sujeito à multa


Deputados estaduais aprovaram lei para conter o avanço da dengue no Rio. Está confirmando que 22 pessoas morreram da doença no estado.

Para tentar conter o avanço da dengue em todo o estado do Rio de Janeiro, os deputados estaduais aprovaram, essa semana, uma lei que vai multar quem deixar as caixas d'água destampadas, pois elas podem virar criadouros do mosquito transmissor da dengue. As multas para quem não cumprir a determinação variam de R$ 500 a R$ 50 mil, e a lei vale tanto para pessoas físicas, como jurídicas.

A equipe de jornalismo da Inter TV entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que informou que durante os multirões de combate à dengue que4 está sendo realizado no município, já foram encontradas mais de 800 caixas d'água sem tampas. Todas elas já foram teladas. Mas, a partir de agora, quem for encontrado com as caixas destampadas estará sujeito à nova lei e será multado.
A criação da lei é pertinente, segundo técnicos da área de saúde. O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou na terça-feira (14),  um novo relatório nesta terça-feira (14) confirmando que 22 pessoas morreram da doença no estado. As últimas quatro mortes foram confirmadas nas cidades de Maricá, na Baixada Litorânea, Rio de Janeiro, capital do estado, e São Gonçalo, em Niterói. Houve um aumento de 7,8% no número de casos em relação à última semana. São 162.653 casos notificados.
A secretaria estadual de Saúde afirmou que o atraso no envio dos dados pelos municípios impediu a atualização do número de cidades com epidemia. Até o último balanço, 29 municípios estavam na lista. O próximo balanço será divulgado somente no dia 28 de maio.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.