Barra de São João, RJ, recebe peças sobre Frida Kahlo e Nelson Rodrigues


Em "Adoração" público terá acesso a textos raros do escritor. Já “Frida Kahlo, à Revolução”, mostra um pouco da biografia da artista. 

Um dos principais nomes da história artística do México, Frida Kahlo, e o mais polêmico escritor brasileiro, Nelson Rodrigues, serão relembrados em dois espetáculos gratuitos oferecidos pela prefeitura de Casimiro de Abreu, Região dos Lagos do Rio, por meio da Fundação Cultural do distrito de Barra de São João, , durante a Semana Nacional de Museus. O solo “Adoração” e o esquete teatral “Frida Kahlo, à Revolução” acontecem na sexta (17), às 20h e 21h30, respectivamente, no Museu Casa de Casimiro de Abreu, localizado na beira rio.

Em “Adoração”, o público assistirá a um espetáculo com textos raros do primeiro romance de Nelson Rodrigues, “Cidade” (1935) e textos publicados nas colunas do jornal Crítica (1930).
Sandra Alencar, indicada como melhor atriz ao principal prêmio de cultura do Rio Grande do Sul, o Prêmio Açorianos, dá vida ao universo de duas histórias. Em comum, o tema do desejo e da morte. A voz e a sonoridade da palavra, assim como o ritmo peculiar do texto Rodrigueano são os pontos fortes da encenação que propõe ao espectador uma atmosfera intensa e poética e antecipa o ambiente de signos e símbolos que caracterizam a obra teatral de Nelson.
Já em “Frida Kahlo, à Revolução”, a atriz Juçara Gaspar, protagonista do esquete, apresenta parte da biografia de uma das mais conhecidas pintoras do mundo, abordando passagens históricas que marcaram sua vida, como a Revolução Mexicana. A trilha musical conduzida pelo compositor Luciano Alves contribui para levar ao público sentimentos de dores e amores que marcaram a existência de Frida Kahlo.
“Exaltando as raízes mexicanas, o discurso antiestadunidense, o ativismo político e a superação com que Frida viveu até sua morte, em 1954, a atriz Juçara Gaspar, ao interpretar a pintora, consegue fazer com que o espectador se sinta vivendo as passagens mais marcantes da vida de Frida. É um espetáculo inesquecível”, destacou a jornalista Michelle Reis, produtora Cultural da peça no Rio de Janeiro. 
Serviço:
“Adoração” e “Frida Kahlo, à Revolução!”
Sexta-feira, 17 de maio
20h e 21h30
Museu Casa de Casimiro de Abreu
Praça As Primaveras, beira rio – Barra de São João
Entrada Franca
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.