Rio das Ostras comemora 21 anos resgatando memória e cultura locais

Rio das Ostras comemora na próxima quarta-feira, 10, seu 21º aniversário de emancipação político-administrativa. A data é uma perfeita oportunidade para lembrar a história da cidade e resgatar a memória e a cultura locais. O amor à cidade é tema do Desfile Comemorativo, no dia 10, e do evento “Cidade-Mãe”, que segue até o domingo dia 13, com shows, exposições e apresentações artísticas variadas. A programação ainda inclui a inauguração da Casa da Criança, no dia 9, e a Sessão Solene, dia 11.

Este ano, diante da possibilidade de grandes perdas no repasse dos royalties, o Município organizou sua programação de forma mais econômica, com responsabilidade no uso do dinheiro público. A necessidade de adequar o orçamento a essa realidade, no entanto, não impede a comemoração. Ao contrário, a festa “Cidade-Mãe” (como Rio das Ostras é denominada em seu hino, como aquela que acolhe quem nasce e quem “vem para ela”) se alinha à política da gestão municipal de valorizar os artistas locais, abrindo espaço para suas apresentações. Destaca como valor sua história e seus moradores, resgatando a autoestima da população riostrense.

PROGRAMAÇÃO - Uma mostra histórica, aberta dia 10, apresentará objetos pertencentes aos Sambaquianos, moradores primitivos do município. Peças pertencentes aos negros, que desembarcavam aqui na época da escravatura, também serão expostas, juntamente com matérias antigas de jornais sobre famílias que deram origem a Rio das Ostras. A exposição começa às 20h, na Casa de Cultura Bento Costa Junior, com performances de dançarinos e atores.

Shows de diversos estilos musicais serão apresentados na Concha Acústica, sempre a partir das 20h. Na quinta-feira, 11, a banda Cariobah, formada por quatro mulheres, mostrará seu repertório de MPB. No mesmo dia, cantoras que participaram do evento musical “Ser Mulher”, ocorrido no Dia da Mulher na cidade, também soltarão suas vozes.  Na sexta, 12, é a vez do chorinho do grupo “Só pra Moer” e do samba de raiz da Água de Mina. Sábado, 13, a banda Stradah de Terra, mostra o melhor do pop rock após a apresentação de grupos de hip hop.

Como parte das celebrações, no dia 11, acontece a Sessão Solene Comemorativa, às 18h30, na Câmara Municipal.

DESFILE – Prometendo emocionar o público, o Desfile Comemorativo traz imagens, detalhes e grandes conquistas que desenham a história do município nesses 21 anos. O desfile acontece na quarta-feira, 10, a partir das 9h, na Avenida Amazonas, no Centro. Participam da solenidade alunos e educadores das escolas municipais, servidores e integrantes de projetos realizados pelas secretarias de Bem-Estar Social, Esporte e Lazer, OstrasPrev e Fundação Rio das Ostras de Cultura, além da equipe da Vigilância em Saúde. Integrantes do 32º Batalhão da Polícia Militar também prestigiam o evento.

Também conta com as participações das bandas das escolas municipais Inayá Moraes D’Couto, Maria da Penha de Oliveira, Ciep Municipalizado Mestre Marçal e Professora América Abdalla. O grupo Águias de Cristo e a Apae – Associação de Pais e  Amigos de Rio das Ostras marcam presença.
...
Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.