Aumento na conta de luz passa a valer nesta segunda-feira no RJ


Reajuste é de 11,93% para as residências e 12,43% para as indústrias.
Cidades das Regiões Serrana, Lagos e Norte vão sentir o aumento.

A tarifa da conta de luz vai aumentar nesta segunda-feira (15) para os clientes das cidade cobertas pela concessionária de energia Ampla, no interior do RJ. Com o reajuste, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o índice vai ser de 11,93% a mais para as residências e 12,43% para as indústrias.

Os reajustes das distribuidoras são anuais e refletem a variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), previstos no contrato de concessão para medir a inflação no período, além do aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.

Governo anunciou redução da conta de luz
No dia 23 de janeiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a redução na tarifa de energia elétrica. O corte na tarifa de energia para residências foi de 18% e para a indústria, de até 32%.
“A conta de luz, neste ano de 2013, vai baixar 18% para o consumidor doméstico e até 32% para indústria, agricultura, comércio e serviços. Ao mesmo tempo, com a entrada em operação de novas usinas e linhas de transmissão, vamos aumentar em mais de 7% nossa produção de energia e ela irá crescer ainda nos próximos anos” afirmou a presidente, durante o pronunciamento.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.