Silva Jardim ultrapassa meta e vacina 100% no Dia "D"

No Dia" D" de vacinação contra poliomielite, realizado no último sábado (18), 1.614 crianças menores de cinco anos foram imunizadas em Silva Jardim. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, que também aplicou vacina contra sarampo em 1.652 crianças, entre um ano e menores de sete anos.

A campanha prossegue até o dia 22 de julho e as vacinas podem ser adquiridas nas unidades de saúde do município. Segundo a coordenadora de Imunização da secretaria, Marilete Ancelino de Sousa, a meta determinada pelo Ministério da Saúde para toda campanha foi de 95%. "Em Silva Jardim, conseguimos, somente no Dia ‘ D’, atingir um percentual de 104,13% contra a pólio e 86,67% contra o sarampo" comemora Marilete.
O prefeito Marcello Zelão (PT) visitou todas as unidades de saúde onde houve vacinação. Durante toda a campanha, funcionários da secretaria de Saúde aproveitaram para fazer uma revisão nas cadernetas de vacinação.
Segundo o superintendente da Atenção Básica da secretaria de Saúde, Inácio Araújo, atuaram na campanha 140 profissionais, além dos acadêmicos de enfermagem da Unigranrio, da Faculdade Plínio Leite, de Niterói, do curso técnico de enfermagem do Colégio Municipal de Rio Bonito.
De acordo com ele, o Dia ‘D’ transcorreu de forma tranqüila. "Fizemos algumas intervenções para agilizar o atendimento, como em Cidade Nova, onde reforçamos a equipe de vacinadores e assim conseguimos reduzir as filas", explicou.
Mesmo tendo atingido a meta de vacinação, a campanha em Silva Jardim prossegue até o dia 22 de julho em todos os postos de Saúde. Para as crianças que apresentarem febre ou algum tipo de infecção, o Ministério da Saúde recomenda que os pais procurem atendimento médico antes do filho receber a "gotinha".
Sarampo - A vacinação contra o sarampo foi realizada em oito estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A campanha contra a doença começaria em agosto, mas foi antecipada devido a um surto que está ocorrendo na Europa. Desde o início do ano, foram notificados 6,5 mil casos suspeitos no continente, cinco mil deles na França. De acordo com o Ministério da Saúde, a inclusão dessas unidades da federação foi decidida de acordo com três critérios: tamanho da população, número de pessoas que viajam para o exterior e quantidade de turistas recebidos.
...
Jus Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.