Governo fará repasse de R$ 700 mi à Região Serrana


Recursos serão destinados a obras de unidades habitacionais e reconstrução de pontes da área atingida pela tragédia provocada pelas chuvas de janeiro

Em visita ao Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar, ao lado do governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB) um pacote de obras para a recuperação da Região Serrana, atingida por fortes chuvas em janeiro deste ano, que provocaram a morte de mais de 900 pessoas. As ações devem totalizar 700 milhões de reais em recursos.

O principal direcionamento da verba será para a construção de unidades habitacionais nos setes municípios afetados: Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim e Areal. O levantamento topográfico e a sondagem das áreas já foram feitas após a tragédia. Na região também haverá obras de contenção de encostas e recuperação de pontes. A prioridade, nesse caso, será dada aos três locais que mais sofreram com as enxurradas - Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. 
A população da Região Serrana foi atingida pelo temporal que caiu na noite do dia 12 de janeiro e deixou milhares de pessoas desabrigadas. O caso reascendeu a discussão sobre a ocupação de encostas e áreas de risco. Um projeto de lei que prevê o corte do repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios para prefeituras que não coíbam a construção de moradias nesses locais tramita no Congresso Nacional.
Agenda - O anúncio do conjunto de obras será feito nesta tarde, no Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Essa será a segunda agenda da presidente no Rio de Janeiro. No fim da manhã, Dilma participa da cerimônia de batismo da Plataforma P-56, da Petrobras, em Angra dos Reis. 
...
Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.