A Defesa Civil começou ontem a demolição de dezenas de casas condenadas no bairro de Alto Floresta, uma das áreas mais atingidas pelas chuvas em Nova Friburgo – apenas em uma das ruas, mais de 50 casas foram destruídas e 36 pessoas morreram durante a tragédia.
Muitos moradores acompanharam as demolições. Primeiro, homens da Defesa Civil numeravam os imóveis que foram afetados pelos deslizamentos de encostas e, depois, as máquinas começaram a derrubar as casas. “Essa área vai ser recuperada e reflorestada para evitar novas ocupações”, afirmou o vice-governador, Luiz Fernando Pezão.
Ontem, com o restabelecimento dos serviços públicos, os hospitais de campanha começaram a ser desmontados. Em Nova Friburgo, depois de realizar 1.780 atendimentos, a unidade de campanha do Corpo de Bombeiros foi desmontada no Centro.
Em Petrópolis, a Aeronáutica desativou seu hospital de campanha, que ficava montado no Parque de Exposições de Itaipava. Cerca de 1,8 mil pessoas foram atendidas na unidade.
O Ministério do Trabalho informou ontem que foram identificados 173.039 trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Essas pessoas, segundo o governo, poderão sacar os valores do FGTS em suas contas vinculadas, limitados a R$ 5,4 mil. Segundo levantamento realizado pelo Conselho Curador do FGTS, o valor estimado possível para saque é de R$ 492 milhões. A população total dos três municípios é de 633 mil habitantes.
Além do FGTS, duas mil famílias que estão em abrigos já foram cadastradas para o recebimento do aluguel social nos três municípios. Até a noite de ontem, 817 corpos foram encontrados pelas equipes de buscas. Segundo o Ministério Público, 469 pessoas ainda estão desaparecidas.
___
E-Band
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.