Projovem Trabalhador cumpre calendário de cursos em Casimiro

Na sala de aula, um grupo de estudantes em círculo ouve atentamente a professora do curso de auxiliar administrativo. Ela se vale de técnicas motivadoras para exemplificar crescimentos pessoal e profissional. Mostra sementes e uma planta que em breve dará frutos. Assim demonstra qual é a possibilidade de futuro dos alunos do Projovem Trabalhador, parceria entre o Ministério do Trabalho e a prefeitura de Casimiro de Abreu.

O Projovem Trabalhador atende a pessoas entre 18 e 29 anos de idade. O objetivo é capacitá-los e inserí-los no mercado de trabalho. Foram abertas 600 vagas para cursos de recepcionista, garçom, condutor de turismo, operador de microcomputador, ladrilheiro, gesseiro, pintor, almoxarife, auxiliar administrativo, operador de telemarketing, help desk, técnicos em informática, telefonia e tecnologias de informação.
Apesar da oferta dos cursos gratuitos, e ainda de uma ajuda de custo mensal de R$100, foi registrada evasão nas vinte turmas criadas com apoio do Senac, responsável pela execução de aulas, treinamento e emissão de certificado profissional. "Lamentamos a desistência de alguns alunos. Trata-se de um momento ímpar para os jovens casimirenses que buscam formação, e que precisam de qualificação para conseguir bons empregos e renda", comenta o secretário municipal de Trabalho e Renda, Evaldo Scarpini.
As vinte turmas e os quatro laboratórios montados pela Prefeitura são monitorados todo o tempo de aulas (são três horas diárias), de segunda à sexta-feira. "Verificamos a lista de presença, o fornecimento de uniforme e lanche, além das necessidades de alunos e professores", explica Rosemery Rosa, que trabalha como interlocutora entre o Senac e a Secretaria de Trabalho e Renda. "O mesmo acontece nas turmas instaladas em Barra de São João", diz. Os alunos que seguem estudando estão prestes a concluir os cursos de formação, e em breve, boa parte deles estarão estagiando. O objetivo do projeto é inserir pelo menos 30% dos alunos em empresas locais e da região.
Sonhar com um futuro melhor é resposta freqüente entre os estudantes quando indagados. O empenho deles em sala de aula pretende transformar sonho em realidade. No curso de auxiliar administrativo, planos não faltam. "Tenho dois filhos, quero melhorar de vida e de emprego. Casimiro não tinha muitas oportunidades, e eu não desperdicei esta para estudar mais e ter diploma", diz Elaine Dutra, 26 anos, que pretende ainda cursar uma faculdade futuramente. "Eu trabalho o dia todo, e à noite venho para o curso. É um esforço que vale a pena", comenta Vagner Pereira.
O esforço é um requisito básico para quem quer crescer em qualquer profissão. Isso não tem faltado para Dayane Guarniei, 20 anos e mãe de um menino pequeno. "Moro em Professor Souza. Tenho ainda a ajuda da prefeitura com o ônibus que faz o transporte escolar. Sem esse apoio, para mim, seria impossível estudar", diz a jovem. A professora Rosa Souza Santos, aquela que no início falava em motivação, constata: "Ensino organização de empresas. Estamos muito comprometidos em dar formação, e quem chegou até aqui pode se considerar vitorioso de uma etapa. Os alunos precisam aproveitar esta chance".
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Evaldo Scarpini, o investimento feito pela prefeitura no Projovem Trabalhador é considerado positivo. "Em dezembro, os cursos serão concluídos. Estamos analisando parcerias para a criação de novas turmas de capacitação profissional para o ano de 2011. Assim como exemplificou a professora, a semente foi plantada. Para colhermos os frutos, temos que cuidar dessa planta que está já crescendo", conclui.
...
Fonte: PMCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.