Festa Portuguesa de Cabo Frio divulga programação

A Festa Portuguesa entra em sua sexta edição unindo as culturas brasileira e portuguesa em Cabo Frio, sétimo município mais antigo do Brasil e com fortes indícios da arquitetura portuguesa e da tradição das famílias lusitanas. O evento, que acontece de 8 a 17 de outubro, vai reunir música, dança, obras de arte, artesanato, festival gastronômico e um festival literário com grandes nomes da literatura em um debate sobre história, cultura e língua portuguesa, tudo isso nos cenários paradisíacos do Boulevard Canal, Praia do Forte e toda região central do município.
Para integrar Brasil e Portugal em uma grande festa, flâmulas serão espalhadas pelas ruas e em monumentos históricos. O longo período de realização da festa – dez dias – vai propiciar a moradores e turistas uma programação diversificada que leva desde a viagem pela música popular brasileira e música portuguesa, até as delícias do além mar. Melhor representação disso é o festival gastronômico nos cerca de 20 restaurantes participantes e pratos elaborados com o melhor da cozinha portuguesa. Escolhidos por cada estabelecimento, devidamente identificados com banners alusivos ao evento, os pratos ganharam a consultoria especial do jornalista e organizador do festival de gastronomia de Búzios, Gil Castelo Branco.
Mas a famosa culinária portuguesa continua forte em todo o evento. Bolinhos de bacalhau, caldos e muito vinho podem ser encontrados na Vila Portuguesa, montada ao longo da Orla Scliar, e nos barcos-adega, atracados no Canal do Itajuru. A vila, decorada com azulejos e adornos típicos de Portugal, também oferecerá ao visitante artesanato e lembrancinhas alusivas ao evento.
O palco principal da festa, montado no Boulevard, vai receber atrações diversas entre elas Michael Sullivan, Alex Cohen, Milton Guedes, Zé da Velha e Silvério Pontes e o grupo Sururu na Roda, um dos destaques da nova geração do samba de roda, responsável pela valorização da Lapa e da boemia carioca, além de outros representantes da MPB. Representando a música lusitana estão o cantor Mário Simões e a fadista Hélia Costa, além de grupos de Tocata e bandas e grupos típicos.
Quando o assunto é o festival literário – que terá como tema “Memória e Identidade”-, a festa ganha o peso de grandes nomes da literatura nacional e internacional. Para abrir o evento, dia 8, Cabo Frio recebe Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808” e do recém-lançado “1822”, livros que narram a história da corte portuguesa no Brasil. Outra atração é o jornalista e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) Carlos Heitor Cony. Colunista da Folha de S. Paulo, comentarista da rádio CBN e da Band News, Cony recebeu prêmios como Jabuti (em 1996, 1998 e 2000), Livro do Ano (em 1996 e 1998 e 2000), Prêmio Nacional Nestlé (em 1997) e Prêmio Machado de Assis, da ABL, pelo conjunto de obra, em 1996.  Formam ainda o grupo de palestrantes Nei Lopes, compositor de música popular, escritor e pesquisador sistemático das culturas africanas que terá como tema de sua palestra a “Língua Portuguesa na África” e Sérgio Nogueira (UFRGS), consultor de português do jornalismo da TV Globo.
A Festa Portuguesa em Cabo Frio é uma realização da Prefeitura, através das secretarias de Turismo e Cultura, conta com o apoio da Prolagos, do SEBRAE/RJ, da CCR Via Lagos, da TurisRio, da Auto-Viação 1001, da Beirão e da Millennium Distribuidora. A organização é da Tropic Produções.
FESTA PORTUGUESA 2010 – Atrações Principais
Dia 08 de Outubro (Sexta-Feira)
Teatro Municipal - 19h–Abertura da Festa Portuguesa e início das Tardes Literárias. Palestra com Laurentino Gomes.
Boulevard Canal - 20h30 –Banda Portuguesa Típicos da Beira/23h – Show de Alex Cohen
 
Dia 09 de Outubro (Sábado)
Boulevard Canal - 22h – Grupo Cavaleiros da Fanfarra/23h – Show com Milton Guedes
Dia 10 de Outubro (Domingo)
Boulevard Canal - 21h30 – Banda Portuguesa Os Navegantes/22h – Zé da Velha e Silvério Pontes

Dia 11 de Outubro (Segunda-Feira)
Charitas - 20h – Solenidade de entrega da Comenda “Feitoria do Brasil”.
Boulevard Canal - 22h –Tocata Amigos do Alto Minho/23h – Sururu na Roda
Dia 12 de Outubro (Terça-Feira)
Praça Porto Rocha
19h- Cine PROLAGOS com o filme infantil “Up - Nas Alturas”
Charitas - 19h – Tardes Literárias com o tema: Neologismo e Criação na Língua Portuguesa com SérgioNogueira (UFRGS) Consultor de Português do Jornalismo da TV Globo.
Boulevard Canal
20h30 – Banda Portuguesa Tocata do Cantinho das Consertinas
 
Dia 13 de Outubro (Quarta-Feira)
Charitas - 19h - Tardes Literárias com o tema: A Expressividade da Língua na Literatura Contemporânea, com o compositor, cantor e escritor Nei Lopes.
20h – Procissão Luminosa em homenagem a última aparição de N. Sª. Fátima em Portugal.
 
Dia 14 de Outubro (Quinta-Feira)
Charitas - 19h - Encerramento das Tardes Literárias com o tema: Cinema e Literatura Brasileira, com o imortal Carlos Heitor Cony (ABL) e o cineasta e produtor Gerson Tavares.
Dia 15 de Outubro (Sexta-Feira)
Boulevard Canal - 20h – Cantor português Mário Simões
 
Dia 16 de Outubro (Sábado)
Boulevard Canal
22h – Cantora portuguesa Hélia Costa – fadista/ 23h – Show com Michael Sullivan

A programação completa do evento, e outras informações, podem ser obtidas no site: www.afestaportuguesa.com.br .
Fonte: Secom Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.