Estado tem nove cidades em alto desenvolvimento

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, apontou que o Estado do Rio de Janeiro tem hoje nove cidades em nível de alto desenvolvimento – Macaé, Porto Real, Niterói, Volta Redonda, Piraí, Rio de Janeiro, Resende, Itaguaí e Rio das Ostras, que concentram 47,5% da população. As quatro primeiras estão entre as 100 melhores do País.

O estado como um todo permanece em terceiro no ranking nacional, embora seu IFDM tenha recuado de 0,8035 para 0,7985, deixando a zona considerada de alto desenvolvimento, uma queda devida ao desempenho em Educação. A cidade do Rio ficou em quinto na lista do estado e em sexto no ranking das capitais nacionais, com IFDM de 0,8295.
Entre as variáveis que compõem o índice, o estado se destacou principalmente em Emprego & Renda, item no qual lidera no Brasil. Pelo lado negativo, Silva Jardim, Guapimirim e Japeri são as cidades de menor IFDM no estado,todas com desempenho muito baixo justamente em Emprego & Renda. Os dados considerados são de 2007.
A média brasileira do IFDM foi de 0,7478, superior aos 0,7376 de 2006(alta de 1,4%). O IFDM considera indicadores de Saúde, Educação e Emprego & Renda e varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento humano. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado(de 0,6001 a0,8) e alto (0,8001 a1) desenvolvimento humano.
Na lista dos municípios fluminenses, a principalnovidade entre os dez melhores foi a região Sul doestado, que tem cinco na lista (Porto Real, Volta Redonda, Piraí, Resende e Angra dos Reis), todos alavancados por Emprego & Renda, por causa da atividade industrial, mas apresentando também alto nível nos indicadores de Saúde.
Avançaram no IFDM, em relação a 2006, 51% dos municípios, enquanto 46% pioraram seus índices. As maiores variações positivas foram de municípios pequenos, como Bom Jardim (9,8%), Itaboraí (9,4%) e Santa Maria Madalena (8,4%). As maiores quedas aconteceram em dois municípios da Baixada – Paracambi (-8,6%) e Japeri(-7,8%) – e em Cordeiro (-7,6%). No entanto, o Rio não tem mais nenhuma cidade considerada de baixo desenvolvimento, e apenas quatro na faixa regula.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.