Escolas de Saquarema têm melhora na classificação do IDEB

Escola Clotilde / Foto: Divulgação A Escola Municipal Clotilde de Oliveira Rodrigues, em Sampaio Correa, 3º distrito de Saquarema, se destacou na classificação IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação), medido pelo MEC, em 2009, apresentando uma melhora significativa na avaliação de seus resultados.

O colégio deu um belo exemplo de trabalho e superação ao reverter o índice de 1,4 de aproveitamento, obtido em 2007. Em apenas dois anos, a escola saltou para a média 4,3, considerada satisfatória em todo o país. Também nas turmas do 6º ao 9º ano, a unidade escolar se sobressaiu e aumentou seu índice de 3,1 para 4,3.

<--!more-->

Para conseguir dar a volta por cima, a direção do colégio se planejou, traçou metas e arregaçou as mangas. Algumas das medidas tomadas foram o acompanhamento rigoroso quanto a frequência dos alunos, a utilização de aulas de reforço no contraturno, aplicação de avaliações globalizadas elaboradas pela equipe pedagógica e a inserção de atividades de leitura na proposta curricular da escola.

Outras duas escolas do município também fizeram bonito nesse último IDEB. O C.M. Gustavo Campos da Silveira e o  C.M.E. Padre Manuel obtiveram médias acima das apresentadas no país e no Estado. “Estamos atingindo metas, mas  continuamos  com a proposta de chegarmos aos índices máximos buscando um ensino cada vez melhor”, avaliou a Secretária Municipal de Educação Ana Paula Giri, acrescentando que de modo geral as escolas de Saquarema obtiveram um bom índice de aproveitamento.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma avaliação aplicada pelo MEC, utilizado como critérios: Índice de aprovação, reprovação, evasão dos alunos no ano, através do Censo da Educação e aplicação de Provas de Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano e no 9º ano.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.