Angra sediará novamente mais uma edição do Tour do Rio


Angra dos Reis mais uma vez sediará a 1ª etapa da prova internacional de ciclismo - Tour do Rio. Em sua segunda edição, o circuito vai acontecer esse ano de 27 a 31 de julho, com o município do Rio de Janeiro e algumas cidades do interior fluminense sendo palco da maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina.
A prova terá cerca de 800 quilômetros e os atletas vão pedalar em um cenário de montanhas, praias e reservas naturais. Das cinco etapas, Angra dos Reis será a primeira parada dos ciclistas após percorrerem 149,5 Km, com a largada acontecendo na Praça do Ó, Barra da Tijuca (Posto 3), no Rio de Janeiro, às 9h e previsão de chegada na Praia do Anil, em Angra, às 13h. Ao todo participarão 19 equipes, sendo 11 nacionais e oito internacionais, entre elas Itália, Estados Unidos, Espanha, Chile e África, que vão atrás dos R$ 200 mil em premiação.




Após passar por Angra, nos outros três dias da prova os ciclistas vão percorrer as cidades de Volta Redonda, Manoel Duarte, Levy Gasparian, Três Rios, Itaipava, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Rio Bonito, Niterói e a chegada no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, no dia 31. Apesar do Tour do Rio ser uma novidade no circuito mundial de competições de ciclismo, a prova conquistou credibilidade e passou a ser uma referência na pontuação das equipes nacionais que participam de competições internacionais e no ranking que determina a classificação dos atletas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

O Tour do Rio tem sido uma ferramenta importante na promoção do desenvolvimento do ciclismo no Estado do Rio de Janeiro, além de estar ajudando a motivar a prática esportiva, e de assumir um papel importante na relação entre turismo e esporte, gerando fluxos turísticos internacionais. Segundo os organizadores, o conceito do Tour do Rio agrega muitos valores: meio ambiente, transporte, sustentabilidade, turismo e esporte, é claro. Dentro do pacote ‘Educação, Saúde e Sustentabilidade' da competição estão várias iniciativas. Entre elas, o ‘Adeus Rodinhas', que antecede a passagem dos atletas. É uma brincadeira de criança, com objetivo de gente grande: despertar na meninada a importância do uso da bicicleta como meio de transporte e ensinar a elas as regras para se sair por aí de bike.
A bandeira do Tour do Rio esse ano é a educação no trânsito. Ou seja, a conscientização de que bicicletas são veículos e estão inseridas nas leis das ruas. Legalmente, o carro é obrigado a se manter a um metro e meio de distância do ciclista. E a preferência é sempre do veículo menor.
- Queremos ajudar a trazer para o Brasil a cultura de bicicleta. Isso é muito sério. Se não trabalharmos a cultura, não adianta. Não acredito em projetos que copiam o que se faz lá fora sem antes passar pela conscientização em todos os níveis. Na Europa, a cultura de bicicleta é uma realidade há muito tempo, e precisamos disso no Brasil - destacou Luísa Jucá, diretora da Conexão, empresa organizadora do evento.
...
Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.