Estado ganha mais duas unidades de ensino profissionalizante

As cidades de Miracema, no Noroeste do Estado, e de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, recebem nesta quarta-feira mais duas unidades de ensino profissionalizante. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Miracema será entregue às 10h pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. O evento será realizado na própria unidade, localizada à Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares 454, no Centro de Miracema.

Já o CVT São Pedro da Aldeia será entregue à população, também por Cabral e Cardoso, às 11h30. A solenidade será realizada no próprio CVT, localizado à Rua A, s/nº, no Parque Nova São Pedro.As inscrições para as primeiras turmas das duas unidades se encerraram no dia 11 de fevereiro, já que as aulas começaram na última segunda-feira, dia 21.
A partir de maio, com o término dos cursos de menor duração, novas turmas serão oferecidas nas unidades. O CVT Miracema terá capacidade para formar 1.020 alunos por ano em cursos nas áreas de construção civil  e informática. Já o CVT São Pedro da Aldeia terá capacidade para formar até 1.206 alunos por ano em cursos nas áreas de construção civil, informática, panificação, idiomas com ênfase em conversação e serviços de manutenção.
– Os CVTs são escolas profissionalizantes mais modernas, que oferecem cursos de acordo com a demanda econômica  de cada região, o que facilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A unidade em Miracema vai qualificar a mão de obra local e dinamizar ainda mais a economia do Noroeste do Estado – explica o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Mais de 35 mil vagas de qualificação
Além de Miracema e São Pedro da Aldeia, o Estado do Rio de Janeiro ganhou outra unidade de CVT em menos de uma semana, no Engenho Novo, na cidade do Rio, inaugurada no último dia 16 de fevereiro. Com isso, já são 27 CVTs com capacidade para formar mais de 35 mil alunos a cada ano em todo o Rio de Janeiro.
Ao todo, são oferecidos nos CVTs 88 cursos a partir do Ensino Fundamental – a idade mínima e a escolaridade variam. Algumas unidades oferecem também cursos técnicos e a oportunidade de retomada dos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo. Os alunos das escolas instaladas em cidades com bilhetagem eletrônica têm direito ao RioCard para comparecerem às aulas.
___
JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.