Ao longo da BR-040 rochas que apresentam fissuras.
Segundo os geólogos, as rochas estão em constante movimento, com isso, as pedras podem se desprender e rolar.
Na BR-040, na Região Serrana, basta começar a chover que a situação na rodovia fica complicada. As quedas de barreiras são constantes e os riscos para os motoristas aumentam.
O deslizamento no km 75, na pista em direção a Juiz de Fora, levou terra para o asfalto. Os operários da concessionária subiram a encosta com ferramentas para retirar o material que ainda pode descer. A poucos metros, há outro deslizamento, desta vez de terra e pedras.
Ao longo de toda a BR-040 existem paredões, que são rochas que foram cortadas para a construção da rodovia, e essas rochas apresentam fissuras. Segundo os geólogos, as rochas estão em constante movimento, com isso, as pedras podem se desprender e rolar.
O geólogo Joahannes H. Stein diz que é possível prevenir e avaliar o risco mas, para isso, a concessionária precisa realizar vistorias, fazer a limpeza das encostas e as obras de contenção.
Joahannes viaja todos os dia pela BR-040 porque mora em Petrópolis e trabalha no Rio de Janeiro. Ele diz que a concessionária deveria ter um sistema de monitoramento que avisasse o motorista quando está chovendo em trechos da rodovia. Isso porque, a chuva provoca movimentações nos terrenos e aumenta o risco para quem viaja.
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In 360
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