Novo presidente do TJ é originário de Cambuci

 O desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos foi eleito segunda-feira, pelo tribunal pleno, o próximo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Rebêlo obteve 148 votos contra 13 brancos e nulos.
Candidato único ao cargo e atual diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj), o desembargador tomará posse em fevereiro de 2011, sucedendo ao desembargador Luiz Zveiter na administração do Judiciário estadual, no biênio 2011/2012.
Zveiter, por sua vez, foi eleito ontem, pelo mesmo tribunal pleno, membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), classe desembargador. Ele preencherá a vaga que será aberta com o fim do primeiro biênio do desembargador Nametala Machado Jorge, em 15 de janeiro de 2011.
Ao agradecer o resultado da votação, que contou com a participação de 161 desembargadores, o futuro presidente do TJ pregou a união.
- Tenho consciência da grande variedade de desafios que vamos enfrentar com o Poder Judiciário unido. E, desta união, traremos as melhores soluções para o Rio de Janeiro. Vou me empenhar para bem exercer a magistratura. Conto com vocês - afirmou.
Natural de Cambuci, no Norte do estado, Rebêlo ingressou na magistratura estadual em 1979, na comarca de São João da Barra, após ser aprovado em concurso público. Ele é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, antes da magistratura, exerceu a advocacia por cerca de dez anos. Atualmente, o magistrado integra o Órgão Especial do TJ do Rio.
Tribunal pleno também elege nova administração
Também na tarde de segunda-feira, o tribunal pleno elegeu os demais integrantes da próxima administração. Para os cargos de corregedor-geral da Justiça, 1, 2 e 3 vice-presidentes, foram eleitos, respectivamente, os desembargadores Antônio José Azevedo Pinto, Nametala Machado Jorge, Nascimento Antonio Póvoas Vaz e Antônio Eduardo Ferreira Duarte.
O futuro corregedor-geral da Justiça recebeu 144 votos. Atual 3 vice-presidente do TJ e corregedor-geral em exercício, o desembargador Antônio José Azevedo tem 67 anos, nasceu em Niterói e formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1967. Oriundo do Ministério Público, ele ingressou no TJ do Rio em 1998. Antônio José Azevedo é mestre em Direito Penal pela Universidade Gama Filho.
...
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.