Condomínio Cidadão é inaugurado no Areal

ANGRA DOS REIS
As 140 famílias retiradas de áreas de risco do município e vítimas das chuvas do começo de 2010 receberam na noite da última sexta-feira os apartamentos construídos no Areal, o Condomínio Cidadão.
O morador Erivelton Rodrigues Ferreira teve a honra de receber das mãos do governador Sérgio Cabral a chave de sua casa e aproveitou o momento para agradecer.

“Em nome de todos os moradores gostaria de agradecer profundamente ao pessoal da Comissão Reestruturar, que agiu de forma perfeita. À primeira-dama também, que teve muito carinho e muito tato com toda a situação, assim como o prefeito Tuca Jordão, que teve uma atitude correta, de coragem, comprando essa briga e fazendo o que tinha que ser feito. Isso é muito mais do que a entrega de um apartamento: é a possibilidade de um recomeço para nós”, desabafou o morador.  

O segurança Anderson da Silva, que era proprietário de uma residência no Morro do Santo Antônio, também agradeceu ao prefeito pela construção do conjunto habitacional. “Tuca deu todo apoio que necessitamos e está mantendo esse apoio. Os apartamentos vieram em boa hora”, destacou. A dona de casa Sandra da Silva, que morava no Morro da Carioca e teve sua casa atingida pelas chuvas, lembrou da atenção do governo em relação às vítimas da tragédia. “Não ficamos desamparados em nenhum momento. Acho que o prefeito Tuca foi enviado por Deus, porque ele teve coragem e não foi submisso”, afirmou a nova moradora do Condomínio Cidadão.


O prefeito Tuca Jordão disse em seu discurso que desde o dia 1º de janeiro de 2010 estavam trabalhando incansavelmente para dar dignidade a quem mais precisava e ressaltou que o município dá até hoje o maior aluguel social do país, com recursos de impostos pagos pelos moradores da cidade, com muita transparência e clareza. 


O governador Sérgio Cabral teve a honra de discursar ao final do evento e lembrou que estava celebrando a conquista de um equipamento público muito importante, ligado à habitação e à conquista da parceria entre os governantes. “Aqui temos os três níveis de governo trabalhando juntos: a prefeitura deu o terreno e os governos estadual e federal construíram. O governo municipal, inclusive, fez complementações com água e iluminação”, declarou aos presentes. Cabral falou ainda que a lição que eles tiraram dos eventos que aconteceram em Angra, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis é que devem ter outra visão de ocupação do solo urbano. Finalizou desejando que as pessoas que estão recebendo os apartamentos tenham uma vida digna e honrada, e disse que nos próximos meses outros apartamentos serão inaugurados.


A cerimônia de entrega contou com a participação de políticos de todas as esferas: do governo federal estavam o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e o ex-prefeito de Angra dos Reis Fernando Jordão – prestes a tomar posse como deputado federal; do governo estadual, além do deputado Tutuca, se fizeram presentes o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e seu vice, Luiz Fernando de Souza, conhecido como Pezão; o governo municipal foi representando pelo prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o vice-prefeito da cidade, Essiomar Gomes, e pelos secretários e vereadores.

Condomínio Cidadão do Areal
O condomínio, que demorou seis meses para ser construído, é oriundo de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis, Governo do Rio de Janeiro e governo federal.


Quanto aos critérios de escolha para a distribuição dos moradores entre os blocos e apartamentos, vale ressaltar que as famílias já haviam preenchido uma pesquisa de intenção em que manifestaram suas preferências. Além dessa pesquisa, a Comissão Reestruturar – criada para acompanhar os trabalhos de reestruturação do município após as chuvas do início do ano passado e para atender os moradores vitimados pela tragédia – levou em consideração outros critérios. No primeiro andar – térreo –, a preferência foi para deficientes, idosos e famílias com muitas crianças; no segundo, famílias com crianças e idosos que não quiseram ficar no térreo e expressaram isso na pesquisa de intenção; no terceiro e quarto, famílias com pessoas mais jovens e com poucas crianças; no quinto, pessoas sem filhos ou que escolheram essa opção. Famílias que possuem animais de estimação ficarão nos blocos dois, três e sete.


O Condomínio Cidadão do Areal é composto de sete blocos de cinco andares com quatro apartamentos por andar, totalizando 140 apartamentos. Cada família tem, em média, cinco pessoas, o que significa que aproximadamente 700 pessoas se mudaram para o novo endereço. O prefeito se comprometeu a pagar mais dois meses de aluguel social para as famílias após a entrega dos apartamentos, para ajudar na colocação do piso e demais despesas decorrentes da mudança. Outros dois condomínios estão sendo construídos para reassentar as famílias – na Pousada da Glória e na Japuíba. Somados os três conjuntos habitacionais, 800 apartamentos serão entregues.

___
A Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.