Com a força da água, algumas casas desmoronaram em Sumidouro. Moradores formaram um mutirão para ajudar a prefeitura.
A prefeitura de Sumidouro, na Região Serrana do Rio pode até decretar situação de emergência. A chuva que começou na semana passada causou muita destruição na cidade. Os moradores formaram um mutirão para ajudar as equipes da prefeitura.
No bairro de Porteira Verde, algumas casas não suportaram a força da água e desmoronaram. As paredes que ainda ficaram de pé foram demolidas. Os voluntários também retiraram os móveis e trabalham na limpeza das ruas. Muitas casas ainda estão cheias de lama.
Caminhões e tratores também trabalham nos bairros e todas as equipes permanecem de plantão. Aos poucos as doações começam a chegar às comunidades atingidas. São várias sacolas de roupas e calçados. A solidariedade dos vizinhos tem sido saída para muitas vitimas da enchente..
A RJ-148 está interditada na altura do quilômetro 40, na saída de Sumidouro em direção a Carmo. A previsão é que a pista deva ser liberada até o fim do dia. Por enquanto o trânsito é desviado pela RJ-156, na localidade de Volta do Pião, em Sumidouro.
Nível de rio em São João da Barra está acima do normal
Já em São João da Barra, no Norte do Estado, o nível do Rio Paraíba do Sul baixou, mas a cidade permanece em estado de alerta. Áreas rurais de São João da Barra estão alagadas. No final de semana, o nível do rio estava 1,80 centímetros acima do normal e se tivesse subido mais 30 centímetros, também teria inundado algumas áreas do Centro.
O nível diminuiu um pouco, mas ainda está 1,60 metro além do normal. Por isso, a cidade segue em estado de alerta.
O Rio Paraíba do Sul tem quase 1150 km de extensão, ele começa em São Paulo, passa por cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro e termina em São João da Barra. O que mais preocupa a Defesa Civil da cidade em períodos de chuva, é que em São João fica a foz do Rio, assim a cidade recebe toda a água do Paraíba do Sul e dos afluentes.
Em 2007, 80% da cidade chegou a ficar alagada. Em 2008, as enchentes também deixaram estragos.
...
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.