Em julho, os pescadores sabem: é época do defeso da sardinha, onde é proibida a captura do pescado para que a espécie possa se reproduzir normalmente e garantir estoques futuros. Apesar de a equação ser igual a dois mais dois, sempre ocorre o oposto ao determinado.
Pelo menos é o que constatou a operação Ekman, deflagrada no litoral do Rio de Janeiro este mês. Foram apreendidas 11 embarcações, 33.384 quilos de pescado e aplicadas mais de 1,5 milhão de reais em multas.
As ações se concentraram na região de Cabo Frio e nas baias de Sepetiba e Ilha Grande. Nesses locais foram flagradas diversas irregularidades, desde a captura ilegal de sardinha, como a pesca em locais proibidos e com arrasto de fundo sem licença do órgão competente.
Tanto que uma das embarcações autuadas, a “Lua Nova”, estava com 750 quilos de sardinha viva a bordo, que seriam utilizadas para isca. Todos os peixes foram devolvidos ao mar.
A operação foi planejada em resposta às demandas levantadas pelo Ibama, inclusive pela Linha Verde (denúncias no 0800-618080).
Em tempo: Ekman é o nome do processo que causa a ressurgência de águas profundas, um fenômeno que é responsável por uma maior produtividade pesqueira em certas regiões, como em Cabo Frio.
Fonte: Ibama
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.