Operação cumpre mandados de prisão contra PMs no interior do RJ


Objetivo da operação é acabar com corrupção no transporte alternativo.  Policiais militares e bombeiros estão envolvidos, diz Polícia Civil.

A Polícia Civil realiza operação na Região dos Lagos do Rio de Janeiro desde a madrugada desta sexta-feira (10). A operação tem o objetivo de desfazer uma rede de corrupção no transporte alternativo na região. 

De acordo com as investigações, o esquema incluía policiais militares, bombeiros e funcionários do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), que participavam da divisão da propina cobrada em troca da livre circulação de vans conduzidas por motoristas ilegais e do repasse de informações privilegiadas sobre a fiscalização.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve 19 mandados de prisão, sendo sete contra PMs que trabalham no Detro, cinco de agentes do órgão e sete de pessoas ligadas as cooperativas, que possuem linhas municipais e intermunicipais. Eles estão sendo realizados em várias cidades da Região dos Lagos. 
Os mandados também referem-se a crimes de homicídio, corrupção ativa, corrupção passiva, extorsão e formação de quadrilha. A operação também conta com mandados de busca e apreensão. Segundo o delegado responsável, Wellington Viera, a Polícia Civil está há cinco meses investigando o grupo. Até as 9h30 desta sexta-feira (10), dois responsáveis por cooperativas foram presos nas cidades de Araruama e Saquarema.
“Esse esquema alimenta a corrupção de servidores públicos, um dos cânceres da nossa sociedade, proporcionando o recebimento de valores sujos, indevidos”, narra o trecho do parecer do promotor Salvador Bemerguy, do GAECO.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.