Desabrigados por chuvas em Petrópolis recebem 1º aluguel social


A prefeitura de Petrópolis, na região serrana fluminense, pagou nesta sexta-feira (3) o primeiro aluguel social a cerca de 200 famílias que perderam as casas nas fortes chuvas que atingiram o município no mês de março. O benefício, de R$ 500, foi depositado na agência do Banco do Brasil no centro da cidade.


O pagamento estava programado para ontem, mas um problema no sistema bancário adiou a liberação do dinheiro para esta sexta-feira.

As famílias contempladas pelo programa foram as que cumpriram todos os critérios técnicos exigidos pela prefeitura, como um laudo da Defesa Civil, uma casa para alugar e a vistoria do novo imóvel. Segundo a prefeitura, 400 famílias estão aptas a receber o pagamento. Desse total, 250 já encontraram uma nova residência, 150 estão à procura de um imóvel e 100 estão em processo de análise para inclusão no programa.

"Estamos vistoriando novas casas, providenciando as mudanças e preparando kits de móveis e eletrodomésticos para aqueles que perderam seus bens. Mas, acima de tudo, nosso objetivo é restabelecer a referência familiar dessas pessoas que hoje não têm condições de retornar para suas antigas casas", disse o secretário municipal de Trabalho, Setrac (Assistência Social e Cidadania), Jorge Maia.

Segundo ele, as famílias que não conseguiram receber o aluguel social devem procurar a Setrac para esclarecer dúvidas e identificar possíveis falhas. "Algumas famílias não informaram o endereço da nova residência para que pudesse ser feita a vistoria, o que se transforma em um entrave, por exemplo. Mas todas as falhas burocráticas estão sendo corrigidas", disse o secretário.
...
Folha S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.