Deputada afirma que aterros de Angra, RJ, estão em estado de calamidade pública


Uma Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) esteve representada nesta segunda (13) em Angra dos Reis, cumprindo uma programação destinada a acompanhar a desativação de lixões e aterros sanitários existentes em todo o estado. 

Liderados pela deputada Janira Rocha (PSOL), autora do requerimento que criou a Comissão, a representação parlamentar esteve no lixão (desativado) do bairro Ariró, localizado à margem da rodovia BR-101 (Rio-Santos), que tem sido motivo de um longo e exaustivo bate-boca entre vereadores situacionistas e oposicionistas na Câmara Municipal.

Participaram da visita ao lixão os três vereadores oposicionistas, Jairo Magno, José Antônio Gomes e Hélio Azevedo, além dos situacionistas Eduardo Godinho, Dra. Cássia, Chapinha, Claudinho e Thimoteo Cavalcante. A prefeitura esteve representada pelo secretário de Obras, Jefferson Deccache, e do Meio Ambiente, Ivan Marcelo.


A representante da Alerj fez uma análise de toda a área do antigo lixão, constatando que, apesar das providências que estão sendo adotadas pela prefeitura, ainda existe lixo hospitalar e vazamento de chorume. “Tanto o aterro municipal quanto o aterro da Locanty, que hoje funciona de forma irregular, por não ter tido sua licença aprovada pelo Inea, estão em estado de calamidade pública”, constatou a deputada Janira Rocha, no que diz respeito ao vazamento de chorume no Rio Vermelho, afluente do Rio Ariró, e ao armazenamento de lixo hospitalar a céu aberto.  A  deputada  Janira Rocha declarou que vai entrar em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e com a Polícia Federal, para que o lixão da Locanty, que hoje recebe o lixo de Paraty, seja fechado o quanto antes. A Locanty não recolhe mais o lixo de Angra dos Reis, mas continua utilizando esse terreno para ali depositar o lixo de Paraty. 

Ficou decidido após a visita que será realizada uma audiência pública com representações de Angra dos Reis e Paraty, para debater o problema do lixo nos dois municípios vizinhos. A data dessa audiência não foi marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.