Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam ao RJ

Primeiro município a receber a cruz e o ícone de Nossa Senhora é Itatiaia.
Eles vão percorrer o estado até julho, quando chegam à cidade do RJ.

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora devem chegar a Itatiaia (RJ) na tarde deste domingo (21). A cidade é a primeira do estado a receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Eles saíram de Aparecida (SP) e serão recebidos por jovens do município do sul do RJ.

Segundo a organização da JMJ, os símbolos representam a fé católica e viajam pelo país desde setembro de 2011. No estado, a peregrinação da cruz e do ícone seguirá até 6 de julho, quando chegarão ao RJ, cidade sede do evento em 2013. Eles passarão por igrejas, universidades, casas de detenções para menores, presídios, entre outros.


A 28ª JMJ será realizada de 23 a 28 de julho e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. As edições internacionais são realizadas a cada 2 ou 3 anos, quando jovens se reúnem com o Papa por aproximadamente uma semana. A última foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu representantes de mais de 190 países.

A expectativa da Diocese de Barra do Piraí (RJ) e Volta Redonda (RJ), que coordenam a peregrinação em Itatiaia, é reunir três mil pessoas. A diocese informou que representantes da igreja católica, como o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, confirmaram presença.


Devido à chegada da cruz e do ícone, o trânsito da Rua Prefeito Assumpção, no Centro de Itatiaia, será desviado para a Avenida dos Expedicionários, no mesmo bairro, das 15h às 16h. Na segunda-feira (22), os símbolos chegarão a Resende (RJ).

Símbolos da JMJ
A organização da JMJ explica que a Cruz Peregrina foi entregue aos jovens pelo Papa João Paulo II. Ela já passou pela Europa, Ásia, África e Oceania, além da América, e desde 1994 faz uma jornada pelas dioceses do país sede do evento. Ainda de acordo com a organização, o ícone de Nossa Senhora também foi dado aos jovens pelo Papa João Paulo II. Ele acompanha a cruz nas edições da JMJ e simboliza a presença de Maria.

Programação em Itatiaia
Domingo (21)
15h - Chegada dos símbolos pela Via Dutra e preparação para a caminhada
15h30 – Entrega da cruz e do ícone aos jovens e início da procissão, com saída da Rua Prefeito Assumpção
17h - Santa Missa no Estádio Municipal
19h - Momento de Louvor e Vigília com a Banda Anjos das Ruas
21h - Caminhada dos símbolos até a Igreja Matriz de São José, na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro, e vigília das comunidades à Cruz Peregrina e ao Ícone de Nossa Senhora.
Segunda-feira (22)
6h - Oração do Rosário na Matriz de São José
7h - Partida da Cruz para a Cidade de Resende e entrega à comissão responsável
...
G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.