Prefeitura não paga e universitários de Macaé, RJ, perdem matrículas


Ao todo, 150 universitários de instituições particulares estão prejudicados.
Eles fazem parte do programa Bolsa Estágio da Prefeitura de Macaé.

Aproximadamente 150 universitários de Macaé, no Norte Fluminense, que fazem parte do Programa Bolsa Universidade, desde setembro de 2012 não recebem o valor total das mensalidades que deveria ser pago prefeitura.  Devido a dívida, os alunos estão prejudicados e alguns com matrículas suspensas.
Um exemplo é a estudante do curso de Direito Camila Lobo, que tem o nome na lista dos contemplados pela bolsa universitária, mas não conseguiu renovar a matrícula para este semestre por conta do problema. 

“Não consegui fazer a rematrícula, não posso fazer as provas porquê a prefeitura não paga a dívida. Eu só quero me formar, ter um futuro melhor, dar um futuro melhor para a minha família, isso não é pedir demais”, reclama a estudante.
De acordo com as normas do programa de bolsa estudantil de Macaé, desde setembro do ano passado, a mensalidade da faculdade dos beneficiados é responsabilidade da prefeitura. Mas, sete meses depois, os 150 contemplados não tiveram nenhuma das mensalidades pagas.
Em dívida com a universidade, o estudante de Educação Física Ryan Gomes afirma não poder nem assistir às aulas. Precisou abandonar o curso depois que as mensalidades deixaram de ser regularizadas. 
“Por mais que resolva a situação, o prejuízo eu já tive, já perdi um semestre que não vai voltar mais”, disse.
O Programa Bolsa Universitária foi criado pela Prefeitura de Macaé para ajudar estudantes universitários e de cursos profissionalizantes com o pagamento integral  de mensalidades no valor de até um salário mínimo. Para ser contemplado, o aluno precisa provar que não têm condições financeiras de arcar com os custos do curso.
Mas com a falta do pagamento, a dívida de Camila, por exemplo, já soma R$ 2,5 mil e, por isso, ela corre o risco de perder o semestre.
“Muitos alunos na faculdade estão na mesma situação. Na minha sala sou eu e mais uma. É um constrangimento perante a sala porque são as duas que não vão poder fazer as provas por falta de pagamento”, diz.
A prefeitura de Macaé informou em nota que está se organizando para realizar o quanto antes o pagamento das mensalidades atrasadas, primeiramente referente ao ano passado. Disse que pediu às faculdades que o atraso no pagamento não afetasse a vida acadêmica dos bolsistas, mas afirmou que não pode se responsabilizar pelas instituições que não atenderam ao pedido.
Uma das Universidades, a Estácio de Sá, disse apoiar programas que tenham como objetivo a inclusão de estudantes no ensino superior, seja o Bolsa Universitária, ou programas do governo, como Fies e Prouni. Também afirmou que em certas situações, o não cumprimento das responsabilidades financeiras devidas, seja por alunos, empresas ou governo, compromete a operação e a plena prestação do serviço.
Ainda, esclarece que “95 alunos participantes do programa "Bolsa Universitária" entre a universidade e a Prefeitura Municipal de Macaé, apesar de estarem frequentando as aulas, estão com as suas matrículas suspensas”. Acrescentou que “para que possam ter a matrícula efetivada e realizar sua primeira avaliação, programada para a próxima semana, a Estácio aguarda por parte da Prefeitura de Macaé a regularização dos pagamentos das mensalidades de 2012 (janeiro a dezembro), que não foram feitos até o momento”.
O Programa Bolsa Universitária envolve a prefeitura e três universidades. A prefeitura de Macaé não informou quando o pagamento vai ser regularizado.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.