Moradores de São Fidélis estão preocupados com aterro sanitário


Moradores temem contaminação em nascentes próximas ao aterro.
Segundo Inea, local pode atender até 15 municípios.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) confirmou que o aterro sanitário de São Fidélis, Noroeste Fluminense, que deve ser inaugurado em julho, pode receber lixo de 15 cidades. O local está sendo construído para atender a oito municípios do Noroeste do Estado, mas existe a possibilidade de outros sete cidades também desejarem o lixo no terreno, porque um outro aterro que deveria ser construído em Itaperuna não teve as obras iniciadas. Seriam 170 toneladas de resíduos sólidos por dia.

As obras estão em fase de conclusão, mas os moradores estão preocupados com a possibilidade de contaminação da água que abastece o distrito., já que várias as nascentes ficam próximas ao aterro. Além disso, os moradores reclamam que as obras têm causado transtornos por causa da grande quantidade de lama nos dias de chuva.
Segundo a  prefeitura de Itaperuna, uma área está sendo desapropriada na RJ-220, entre Itaperuna e Natividade, ao custo de R$ 480 mil, para a implantação do aterro sanitário. Mas ainda não há previsão para início das obras. Pela legislação, todos os lixões do Brasil devem ser extintos até 2014.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.