Hemolagos de Cabo Frio não abre por falta de estoque e material


Motivo é a falta de bolsas de sangue e material de coleta.
Previsão é que o banco de sangue volte a abrir na segunda-feira (15).

A direção do banco de sangue Hemolagos, em Cabo Frio, decidiu que a unidade vai ficar fechada nesta sexta-feira (12). A instituição está em crise há cerca de um ano e meio e, por falta de recursos, todo seu estoque de sangue foi esgotado e o material para a coleta não foi reposto, inviabilizando o funcionamento do banco de sangue. Por isso, a previsão de volta as atividades é apenas na próxima segunda-feira (15).
Nesta quinta-feira (11), o estoque de sangue restante só poderia atender a algumas poucas doações. Nas gavetas, havia uma média de duas a quatro bolsas por tipo sanguíneo, sendo o que o tipo AB negativo estava em falta. Com a crise, o horário de atendimento foi reduzido desde o início do mês.
Antes, funcionava das 08h até às 16h, sendo reduzido para as 13h, mas na última quinta-feira (11) o Hemolagos precisou encerrar o atendimento antes mesmo desse horário. Às 9h30, doadores começaram a ser dispensados porque não havia material suficiente para coleta de sangue.
Nesta sexta-feira (12), a administração da unidade vai até a cidade do Rio de Janeiro buscar mais bolsas de coleta para que os atendimentos aos doadores e aos hospitais voltem ao normal na próxima segunda-feira (15).
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.