Varre-Sai quer incluir legalmente as localidades Jacutinga e Arataca no seu limite territorial

image
Prefeito Everardo Ferreira recebeu o deputado estadual Janio Mendes para tratar do assunto
O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, deputado estadual Janio Mendes (PDT), foi recebido na manhã desta terça-feira (31/05) em Varre-Sai pelo prefeito Everardo Ferreira. O assunto do encontro foi a falha na demarcação territorial de Varre-Sai que exclui as localidades de Arataca e Jacutinga do mapa do município, hoje pertencentes a Porciúncula. A reunião aconteceu no gabinete municipal e contou ainda com as presenças dos secretários municipais de Educação, Maria Letícia Ramos; de Gabinete, André Ramos; de Fomento Agropecuário, Melchior Coimbra Pelegrini; de Fazenda, Celso Garcia e de Turismo, Roberto Flávio e de representantes das comunidades.

As localidades da Jacutinga e da Arataca eram consideradas como pertencentes ao município de Varre-Sai, mas em 2007, através do uso de GPS, descobriu-se que as comunidades estão dentro do limite do município de Porciúncula, apesar das crianças das localidades frequentarem escolas de Varre-Sai e dos moradores também votarem no mesmo município.

De acordo com o prefeito Everardo Ferreira, através de conversa informal com o prefeito de Porciúncula, Antônio Jogaib, ele confirmou não ser contra a correção dos limites territoriais dos municípios.

“Estamos aqui precisando do senhor e dos deputados para nos ajudar. Não estamos perdendo uma fatia de terra no município, estamos perdendo nossa história, nossas tradições e costumes. Estamos investindo em localidades que não são nossas, reformando escolas e construindo pontes, em respeito ao nosso povo”, destacou o prefeito Everardo durante o encontro com o deputado.

Mas para ser consolidado o novo limites territorial, o assunto deve tramitar primeiro nas Câmaras dos dois municípios e então, ser homologado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Segundo o deputado Janio Mendes hoje acontecerá uma reunião da Comissão, onde a pauta será a convocação dos prefeitos e das Câmaras para tentar uma conciliação.
“É importante que a gente mantenha a harmonia entre prefeitos, Câmaras e povos dos dois municípios para que a gente faça uma correção dos dois limites que deve ser iniciado nas Câmaras e homologada pela Alerj. A gente precisa resolver porque hoje a arrecadação do município de Varre-Sai sofre um revés porque essas pessoas das localidades são atendidas mas não são contadas na hora de receber recursos. Cada recurso que a gente consegue deixar na cidade é importante. Conte com a gente nessa empreitada ”, afirmou.

O varre-saiense Sebastião Menezes, que tem raízes na Arataca, procurou o prefeito Everardo Ferreira, logo no início do mandato, para falar sobre assunto da falha na demarcação do município e para dizer que procuraria o deputado Janio Mendes e o prefeito se comprometeu a ajudar no que fosse necessário.
“Todo esse grupo de pessoas é uma grande família e hoje tenho tempo e vivência para buscar informações e andar com o processo nos gabinetes, sem interesse político, mas interesse em resolver o problema das comunidades. Estamos lutando desde 2008 e é a primeira vez que recebemos um representante do governo que tomou a iniciativa de vir aqui”, concluiu.
...

DECOM - Prefeitura de Varre-Sai 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.