Rio prorroga campanha e vacinação contra a gripe vai até 27 de maio


A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) do Rio orientou os 69 municípios fluminenses que ainda não atingiram a meta de cobertura da vacina contra a gripe a prorrogarem mais uma vez a campanha de vacinação. O novo prazo vai até a próxima sexta-feira, dia 27 de maio.

Entre as cidades que não atingiram a meta de vacinar 80% do público alvo da campanha estão Belford Roxo, Queimados, São João do Meriti, São Francisco de Itabapoana, Barra do Piraí, São Gonçalo, Tanguá e Rio de Janeiro. Apenas 23 municípios já atingiram a meta de vacinar 80% do público alvo. Este ano, além dos idosos e povos indígenas, a imunização foi estendida às gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, e trabalhadores da Saúde.
- A vacina imuniza contra a gripe sazonal e o vírus H1N1, que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas em período diferente – explica a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamotto.
A subsecretária ressalta que as crianças menores de 2 anos serão imunizadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. No caso dos idosos que vivem em asilos e não possam ir a um posto de saúde, deve ser solicitado à Secretaria de Saúde de seu município a visita de um agente para que a vacinação seja feita onde mora.
Contra-indicação
As únicas contra-indicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Segundo a secretaria, pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar.
O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada.
...
Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.