Expedição Terra de Gigantes movimenta Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu vai sediar a 1º Etapa do Campeonato Estadual da "Expedição Terra de Gigantes" nos dias 21 e 22 de maio. Cerca de 120 atletas irão participar de provas de mountain bike, triatlon, escalada e canoagem na paradisíaca região serrana do município. O evento tem apoio da Prefeitura de Casimiro de Abreu por meio das Secretarias de Turismo e Eventos e de Esporte e Lazer.

As corridas de aventura são definidas como uma expedição competitiva. Elas acontecem em lugares que oferecem a maior diversidade possível de terrenos e paisagens, e que possibilitam a prática de várias modalidades. Cada equipe deve ter quatro pessoas de ambos os sexos. De acordo com o secretário de Turismo, Bruno Bastos, esta competição trará impacto positivo para a economia da cidade.



Para o assessor e turismólogo, Maurício Weichert, há expectativa de ocupação de quase 100% dos hotéis de Casimiro de Abreu. “Os competidores e seus familiares já reservaram quartos em todos os meios de hospedagem. Isso gera renda e emprego para as pousadas, bares, restaurantes, produção de artesanato e comércio em geral", explicou.
Segundo os organizadores, os turistas aguardados para o superevento têm alto poder aquisitivo. Eles vêm em busca de contato com a natureza, cultura, além de desafiar limites físicos e psicológicos. A competição exige bastante dos atletas. 

Casimiro de Abreu foi escolhida por agrupar em um só lugar todos os requisitos para os competidores. Esse tipo de programação desperta bastante interesse da Prefeitura. O objetivo é captar para o município eventos turísticos que agregam benefícios para a cidade, trazendo recursos e visibilidade na mídia. “Casimiro de Abreu tem muito potencial. Tenho certeza que os visitantes do Terra de Gigantes vão se apaixonar pela Terra do Poeta, pelo cenário para a prática do ecoturismo e esportes", opinou Maurício Weichert.

No próximo semestre acontecerá o evento "Carioca Off-Road". Trata-se de um rally de carros e motos que vai percorrer os quatro distritos de Casimiro de Abreu. Isso vai gerar mais movimentação para o setor hoteleiro da sede do município, região serrana e do litoral de Barra de São João.


Cinema na praça

No dia 20, acontecerá o lançamento do projeto CINE 0800 que faz parte da programação da Expedição Terra de Gigantes. Serão exibidos na praça central Feliciano Sodré vídeos com temáticas relacionadas à interação esporte e meio ambiente. A projeção acontecerá às 19 horas.

O Cine 0800 surgiu em 2006, em Brasília, com a proposta de exibir produções audiovisuais que despertem interesse e reflexões acerca de temas relevantes e preestabelecidos, de acordo com as necessidades da comunidade local. São promovidos debates entre convidados com o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma visão crítica de cidadania.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu e os organizadores dos dois projetos se propõem em aproximar a população dos esportes de aventura. Ao mesmo tempo, visam sensibilizá-la sobre a importância da preservação do meio ambiente e da atividade turística na comunidade. 

...

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.