Dados do censo deste ano mostram que número de moradores triplicou, graças a oportunidades de empregos e obras municipais
Conhecida como importante destino turístico e uma das principais cidades da região petrolífera fluminense, Rio das Ostras ganhou notoriedade nacional com outro fato registrado: a cidade alcançou a maior taxa de crescimento demográfico real do Brasil pelo Censo 2010.Pelos dados do IBGE, Rio das Ostras teve um aumento de 190,4% em número de moradores em 10 anos, sendo que a explosão populacional aconteceu a partir de 2005, ocasião em que a prefeitura intensificou os investimentos em coleta e tratamento de esgoto, distribuição de água tratada e pavimentação.
O IBGE mostra que Rio das Ostras contava com 36.419 moradores em 2000, passando a 47.819 em 2005. Nesse ano, o aumento da população começou em uma escala acelerada, até registrar os atuais 105.757 habitantes. As oportunidades de emprego nas empresas do setor de petróleo atraíram muita gente.
De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, a aplicação da receita em obras de urbanização e saneamento manteve essa população em alta. Nunes avalia que a realidade do município melhorou muito nesse período e que, hoje, a cidade tem uma infraestrutura compatível com o número de habitantes.
Salto na Infraestrura
As obras municipais incluíram a construção do sistema de esgotamento, com emissários submarino e terrestre, rede coletora e estação de tratamento. Criado para atender a cerca de 250 mil pessoas em 20 anos, o sistema tem capacidade para beneficiar mais de 153 mil. Das 31 elevatórias planejadas, 19 já estão em operação. O prefeito da cidade, Carlos Augusto Balthazar, diz que esses investimentos foram essenciais para que o município estivesse preparado para o "boom" populacional. "Rio das Ostras conseguiu crescer de forma ordenada. Prova disso são os índices: passamos do 24º para o 3º lugar no Índice de Educação Básica e a Firjan elevou Rio das Ostras da 17ª para a 9ª colocação no ranking de desenvolvimento", enumerou o ptefeito.
Empregos
O município também registra números expressivos de empregos formais: segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Governo Federal, o número de admissões teve um aumento de 80% nos últimos cinco anos, comparando-se a janeiro de 2005 ao mesmo período em 2010. Segundo o prefeito Balthazar, a cidade está, agora, diante do desafio da queda da arrecadação de royalties e na iminência de grandes perdas com a redivisão dessa receita. Pela participação especial, Rio das Ostras recebeu R$ 40,8 milhões em maio deste ano, caindo para R$ 18,7 milhões em novembro de 2010.
...
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.