Exército cede 50 mil metros quadrados ao IFF em Campos

Área do Instituto Federal Fluminense em Guarus será expantida

Novas dependências para o campus  Campos -Guarus e uma base para a Reitoria à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul em Campos. Estas são as novas conquistas do Instituto Federal Fluminense (IFF), que só serão possíveis depois da consolidação de um acordo de cooperação com o Exército Brasileiro que cedeu um terreno de 50.000 m2 para a instituição de ensino.

Em contrapartida a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação vai repassar ao Exército verba para reparos e adequações no estande de tiros instalado no 56º Batalhão de Infantaria.

A parceria do IFF com o Exército Brasileiro já é antiga, o campus Campos-Guarus está construído numa área de 20 mil metros quadrados,  e 16.417 metros quadrados de área urbanizada que também foi cedida pelo 56° Batalhão de Infantaria do Exército. São oferecidos atualmente os cursos técnicos integrados em Eletrônica (com ênfase na área naval), e Meio Ambiente, cursos sequencial pós-médio em Farmácia e Enfermagem, além do Programa de Ensino de Jovens e Adultos nas áreas de Meio Ambiente e Eletrônica, voltado para maiores de 18 anos que ainda não cursaram o ensino médio. Cerca de 700 alunos fazem parte do quadro e quando o Campus estiver com seu funcionamento pleno, a meta é alcançar cerca de 1000 matrículas.

A infra-estrutura do local conta hoje com 07 blocos compostos de 08 salas de aula, 14 laboratórios, 1 sala de artes, 17 ambientes administrativos, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, vestiário, refeitório, 14 sanitários, 04 estacionamentos, 04 quiosques de convivência dos alunos e mais um bloco de ensino já em construção com mais 4 salas de aula, 6 ambientes administrativos, 1 auditório, 2 sanitários, 1 sala para o núcleo de pesquisa, 1 estúdio de gravação, 1 sala de gravação e 1 sala para o clube de astronomia. Também está incluída na obra a cobertura da quadra e da área para merenda escolar.

De acordo com o diretor do campus Campos - Guarus, Leandro Crespo, com a cessão a vai ser possível pensar em mais ampliações. “Creio que esta não seja uma conquista só do campus Guarus, mas de todo o IFF. Ao acrescentar mais de 50.000 m² de área a já existente (o equivalente a duas vezes e meia), vamos poder colocar em prática os projetos já formatados anteriormente para a grande Guarus, além da possibilidade da expansão da Reitoria”, conclui Leandro.

De acordo com a Reitora do Instituto, Cibele Daher, a ampliação vai beneficiar a população de Guarus. “A possibilidade de ampliação vai ser boa não só para o IFF, mas para toda a população da margem esquerda do Rio Paraíba, que vai ter ainda mais oportunidade de ingressar no ensino técnico e profissionalizante oferecido pelo Instituto”, finaliza Cibele.
...
Fonte: NF 10
Foto: Mauro de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.