Dilma terá a discussão do pré-sal como teste para realização de Reforma Tributária

Uma das promessas da presidenta eleita Dilma Rousseff é a realização uma reforma tributária já em seu primeiro ano de governo. Para especialistas, a discussão sobre os recursos do pré-sal e da distribuição de royalties de petróleo será teste para a consolidação da reforma.
A tarefa de Dilma não será fácil. A reforma tributária era uma das metas do presidente Lula quando eleito, mas a necessidade de se obter um consenso entre os estados da Federação o impediu de concretizar as mudanças.
Um fator complicador poderá ser a oposição. O PSDB, do candidato derrotado José Serra, é o partido com maior número de governadores eleitos no país, contando inclusive com dois  estados estratégicos para a negociação de tributos e detêm os mandatos de dois estados principais: Minas Gerais e São Paulo.
Segundo o cientista político Ricardo Ismael (PUC-RJ), a discussão sobre os recursos do pré-sal no Congresso Nacional, que deve ficar para a pauta do ano que vem, será um primeiro teste para a execução da reforma tributária no governo Dilma.
“Em relação ao pré-sal, Dilma precisará desatar um nó entre os estados que querem mais verba e os que querem garantir o recebimento dos royalties. E este nó envolve a perda de verbas por dois estados com governadores aliados da presidente: Rio de Janeiro e Espírito Santo. A base aliada deve se dividir e Dilma terá que negociar diretamente com o Congresso”, explica o cientista.
O cientista político acrescenta. “A discussão dos recursos do pré-sal será uma prova de fogo da capacidade de negociação e articulação do novo governo e que determinarás as possibilidades de concretização de uma reforma tributária”, finaliza.
...
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.