Silva Jardim inicia campanha de coleta de pneus descartados na periferia

A prefeitura de Silva Jardim, através da secretaria de Saúde, inicia nesta sexta-feira (8/10), a coleta de pneus na cidade. A medida faz parte de uma das ações de combate à dengue. Após o recolhimento o material irá para o deposito da secretaria de Transporte onde receberá um tratamento biológico.

Junto ao recolhimento, a equipe Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) tem feito um trabalho de orientação com os donos de oficinas mecânicas, ferros velhos e revendedores para os cuidados necessários na hora de fazer o descarte final desse material.
O trabalho está sendo realizado em conjunto com as secretarias de Obras, Transporte, Ordem Pública, Meio Ambiente e Conselho de Saúde. A grande preocupação com os pneus parados é o acumulo de água parada, tornando-se um local propício para o aedes aegypti pôr ovos.
Segundo gerente técnico do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), Max Petterson Domiciano, este recolhimento será feito uma vez no mês“.  Após recolhimento e o tratamento os pneus passarão por um  trabalho de reciclagem que será feito por uma empresa tercerizada”, diz o gerente técnico do PMCD.

De acordo com Domiciano, o município de Silva Jardim tem apresentado baixo índice de casos de dengue. “Conseguimos diminuir de 200 para 15 casos com nossas ações”, o gerente técnico do PMCD.

Segundo ele,  o grande desafio, ainda é a falta de conscientização da população. “Em menos de um ano, já notificamos 800 pessoas que tinham criadouros do mosquito em suas residências. E muitos são reincidentes”, ressalta Domiciano. Para ele, é importante que a população se mobilize tomando os cuidados básicos para evitar proliferação do mosquito da dengue.
Outras medidas adotadas pela prefeitura que tem ajudado no combate ao mosquito são as visitas mensais dos agentes (quando determinado pela secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil são a cada dois meses), a aplicação de inseticida a cada 15 dias nas bocas de lobo, a distribuição de telas e o tratamento focal e perifocal nos terrenos baldios.
Fonte: Ascom SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.