Sérgio Cabral é reeleito governador do Rio

Candidato não precisou do segundo turno.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi reeleito neste domingo (3). Com 83,21% das urnas apuradas às 19h36, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que ele não poderia mais ser ultrapassado pelo adversário Fernando Gabeira (PV). Nesse horário, Cabral tinha 65,86% dos votos. Ex-deputado estadual e ex-senador, Cabral tem 47 anos, é jornalista, casado e tem cinco filhos.

Na campanha eleitoral, Cabral liderou desde o início as pesquisas de intenção de voto. Como principais propostas de campanha, ele defendeu a criação de uma rede de hospitais, com atendimento de qualidade em diversas regiões do interior até o final de 2014. Segundo Cabral, a Linha 3 do metrô, que vai ligar os municípios de Niterói e São Gonçalo, vai sair do papel.

No governo, Cabral investiu em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas em favelas – o programa acabaria sendo uma de suas principais bandeiras de campanha. Durante sua gestão, ele se destacou dentre os governadores como um dos principais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cabral esteve diversas vezes em palanques ao lado do presidente para inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado.

Na campanha, recebeu o apoio do PT e de outros 14 partidos. Reeleito, irá a Brasília nesta segunda-feira (4) para se encontrar com o presidente Lula.

A candidatura de Gabeira, que havia tido um bom desempenho nas eleições para a prefeitura do Rio em 2008, recebeu nestas eleições o apoio do PSDB, o que garantiu um palanque para o tucano José Serra no estado. O apoio, no entanto, produziu uma situação de impasse porque o PV também disputou a eleição presidencial com Marina Silva. A coligação de Gabeira também incluiu o DEM e o PPS.
Fonte: In 360
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.