Festa Portuguesa começa hoje em Cabo Frio com gastronomia, cultura e shows

Começa nesta sexta-feira, com a abertura da Vila Portuguesa e com palestra do jornalista e historiador Laurentino Gomes a 7ª edição da Festa Portuguesa de Cabo Frio. Os destaques do evento, que continua no feriado de N. S. Aparecida e vai até o dia 17, é a gastronomia e a literatura portuguesa. 

Sétima cidade mais antiga do Brasil, Cabo Frio conserva fortes indícios da arquitetura portuguesa e costumes de antigas famílias lusitanas. Nos dez dias da festa, as ruas e monumentos históricos da cidade serão enfeitados com flâmulas Brasil-Portugal. São esperados cerca de cem mil visitantes. 

A Vila Portuguesa, onde estarão as barracas de comidas e vinhos típicos de Portugal, foi montada na Orla Carlos Scliar, no Centro. Na Vila, vai acontecer o festival gastronômico e exposição e venda de obras de arte e artesanato, além do festival literário com foco em escritores portugueses.
Nos dez dias, vão acontecer shows com artistas portugueses e brasileiros, entre eles Alex Cohen, Milton Guedes, Zé da Velha, Michael Sullivan e Silvério Pontes. Representando a música lusitana, o cantor Mário Simões e a fadista Hélia Costa. A programaçã completa está no site www.afestaportuguesa.com.br. 

O palco principal de shows foi montado no Boulevard Canal. A estrutura coberta fica em frente ao Terminal de Barcos de Passeio e vai receber as principais atrações musicais do evento. Outro pequeno palco foi montado em frente ao shopping do Boulevard. Neste espaço acontecerão as pequenas apresentações, principalmente as de dança, com grupos locais e folclóricos portugueses. 

As escunas que ficam atracadas no Canal Itajuru serão transformadas em barcos-adega, decorados com azulejos e adornos típicos de Portugal. Nas escunas e nas barracas da Vila Portuguesa os destaque serão o vinho português, bolinhos de bacalhau, sopas e outros pratos da cozinha portuguesa. 

No feriado de 12 de outubro, na Praça Porto Rocha, às 19h, haverá cinema para a criançada. O cineminha exibirá o filme "Up - Nas Alturas". Também às 19h se apresenta no palco menor da Vila Portuguesa o Rancho Folclórico do Clube Português. Às 20h30 se apresenta no palco principal a banda portuguesa Cantinho das Consertinas, seguida da Banda Tropical.
-- O festival é um resgate da cultural portuguesa e uma homenagem aos nossos irmãos portugueses -- disse o secretário de Turismo, Gustavo Beranger. 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.