Escolas de Arraial superam metas projetadas do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Mesmo não atingindo a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - 2009 que é de 4,4 para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 5ª série), as escolas municipais de Arraial do Cabo alcançaram uma média de 4,1, superando 2007, índice que caiu de 4,0 para 3,7.


Com o aumento de 4 pontos, as escolas das séries iniciais superaram as metas projetadas para 2011 e 2015. De acordo com o secretário municipal de Educação, Luiz Cláudio de Mendonça, a meta do Colégio Municipal Vera Felizardo passou de 3,2 para 4,0 superando a meta projetada para 2011 que é de 3,9, ou seja, aumentou 08 pontos; a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus passou de 2,4 e alcançou a média de 3,5 superando a meta projetada para 2015 que é de 3,4 aumentando 11 pontos; a Escola Municipal João Torres passou de 4,1 para 4,2; a Escola Municipal Francisco Luis Sobrinho que tinha média 3,7 passou para 4,2 aumentando 5 pontos.


– O município teria condições de ultrapassar sua meta, mas por um erro ocasionado pelo Censo Escolar, a E.M Adolpho Beranger Junior, foi impedida de
realizar a Prova Brasil, que avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, da 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano). As turmas do 5º ano representavam 40% do total das turmas – explicou o secretário, informando ainda que, a E.M. João Torres foi prejudicada, em uma das suas 3 turmas, com a anulação da Prova Brasil, por erro do aplicador da prova.


- Apesar de todos os esforços realizados para uma nova aplicação da prova, omesmo não ocorreu. Mas este resultado é uma confirmação de que estamos no caminho certo. Ao longo da nossa gestão, investimos na formação continuada dos profissionais da Educação – declarou o secretário. Segundo Luiz Cláudio de Mendonça, duas escolas do município com Séries Finais não alcançaram as metas projetadas pelo IDEB para o ano de 2009.


Entretanto, a E.M. Professora Yone Nogueira atingiu a nota de 3,5, aumentando 7 pontos em relação a 2007, e ultrapassando a meta projetada para 2011 que é de 3,3. O C.M. Vera Felizardo apesar de ter obtido sucesso na avaliação das Séries Iniciais, não alcançou o mesmo empenho nas Séries Finais. O colégio terá que se
esforçar para aumentar em 13 pontos, só assim, alcançará a meta de 3,8 em 2011. A E.M. Francisco Luiz Sobrinho nas Séries Iniciais, mesmo não conseguindo
alcançar a meta esperada, teve um crescimento no seu rendimento de 5 pontos.


Entretanto, nas Séries Finais, a escola também terá que se esforçar para atingir a meta de 3,9 em 2011. - Estamos trabalhando bastante para que a cada ano o índice do IDEB seja atingido e até mesmo ultrapassado. Os professores da rede participam de programas de Formação Continuada oferecidos pelo MEC como o Gestar e Pro-Letramento, pois am nossa maior preocupação é melhorar cada vez mais o ensino em nosso município, uma vez que o nosso objetivo é chegar ao nível máximo de projeção do IDEB – finalizou o secretário.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.