Búzios promove Festa de Sant'Anna, padroeira da cidade

No próximo sábado, começa, em Búzios, a festa em comemoração aos 270 anos da aparição da imagem de Sant’Anna, padroeira da cidade. A abertura oficial acontece a partir das 17h, com Reza do Santo Terço na Praça Santos Dumont, no Centro. Às 18h, saindo da Praça em direção à Igreja, a tradicional procissão do Mastro de Sant’Anna dá início ao primeiro dia da Novena, que este ano celebra o tema: “Sant’Anna, avó das famílias”. A festa vai até o dia 26 de julho e todo dia há uma programação diferente.

Durante a festa, todos os dias, haverá a Santa Missa às 19h30. A Festa de Sant’Anna, que encerra no dia 26 de julho, Dia da Padroeira, considerado feriado municipal, que cai numa segunda-feira. Nesse dia, haverá uma grande queima de fogos de artifício. A programação completa está no site da Secretaria de Comunicação de Búzios: http://comunicabuzios.wordpress.com.

Festival de Rio das Ostras incentiva criação da Associação Brasileira de Festival de Música Instrumental

A música instrumental vai ganhar um importante aliado no Brasil. A idéia da criação da Associação Brasileira de Festivais de Música Instrumental, Jazz e Blues surgiu durante a última edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que aconteceu em junho. Diversos produtores de eventos de música instrumental, especialmente de jazz e blues, estiveram na cidade para conhecer o evento e depois de uma reunião, decidiram se organizar. E pela experiência logística, o produtor do festival, Stenio Mattos, foi eleito por unanimidade, presidente da entidade.

A primeira reunião com produtores para a criação da Associação Brasileira de Festivais de Música Instrumental, Jazz e Blues aconteceu na sexta-feira passada, dia 9, em Brasília. Estiveram presentes representantes dos festivais de Rio das Ostras, Guaramiranga (MG), Brasília, Pirenópolis (GO), Viçosa (MG), Paraty (RJ), Bourbon Fest (SP), Jazz Festival Brasil de Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), Salvador Praia Jazz (BA), Ibitipoca (MG), Porto de Galinhas Jazz (PE), Caxias do Sul Blues (RS), Natal Jazz e Blues (RN), e do Teresina Jazz (PI).

A Associação tem como principais objetivos ganhar representatividade no Brasil, contribuindo para que a música instrumental, principalmente o jazz e o blues, torne-se um gênero respeitado, além de obter verbas dos Ministérios da Cultura e do Turismo.

- Sabemos que os ministérios vão disponibilizar para o ano que vem cerca de R$ 20 milhões para eventos musicais. Queremos estar organizados para receber parte dessa verba - contou Stenio Mattos, produtor do Festival de Rio das Ostras.

Na reunião de Brasília foi elaborada uma Carta de Intenções que será apresentada a outras associações e aos representantes de órgãos federais no Congresso Nacional de Música, que acontecerá em Fortaleza em agosto.

Segundo Stenio, os festivais de jazz e blues do Brasil estão caminhando para a excelência. O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, por exemplo, nos últimos anos atingiu o patamar de melhor da América Latina e está entre os 10 melhores do mundo. Isso significa que esses gêneros musicais têm platéia no país e precisam ser amplamente divulgados e apoiados.

- Essa reunião de produtores brasileiros é muito importante para que nossos eventos cresçam e ganhem respeito e apoio como já acontece com outros gêneros musicais - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.