BR-101 passa por obras desde 2010 na divisa entre RJ e SP


DNIT atribui demora a chuva e a espera de um ano por licença do Inea.
Melhorias incluem asfalto, sistema de drenagem e reparo do acostamento.

A obra na BR-101, conhecida no sul do RJ como Rio-Santos, começou em 2010, mas três anos depois ainda não foi concluída. O trabalho é realizado entre Angra dos Reis(RJ) e a divisa com o estado de SP e inclui reforma do asfalto, manutenção do sistema de escoamento de água e reparo do acostamento. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ela acontece em um trecho de 102 km. Para ser concluída entre 2010 e 2013, bastaria pavimentar menos de 100 m por dia.

O DNIT informou que o prazo inicial de conclusão da obra era 2012, mas foi prorrogado para maio de 2014. O departamento afirmou que o atraso aconteceu por diversos fatores, principalmente pela chuva que prejudicou o município e a espera pela licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). "Ele demorou aproximadamente um ano para liberar a licença de instalação da usina de asfalto", justificou Arysson Siqueira Silva, supervisor do DNIT de AR.
A verba para a obra é de R$ 65 milhões, valor que não deve ser excedido. "Essa valor só vai extrapolar caso seja necesário algo além do projeto montado", disse o engenheiro auxiliar do DNIT de AR, Wanderson Lopes.
Contenção de encostas
No km 550 da Rio-Santos, em AR, há outra obra. O trabalho de contenção de encostas começou em janeiro de 2013 depois de quedas de barreira provocadas pela chuva. "O DNIT realizou a limpeza no local e agora está sendo feito o retaludamento [aterro ou corte de terreno] do trecho", explicou Arysson.
O DNIT informou a obra no trecho de Angra tem previsão de término para julho de 2013 e verba é de R$ 4 milhões.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.