Devido ao agravamento da dengue no estado de São Paulo e a ampliação do número de municípios com transmissão e ocorrência de óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde irá realizar a "Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue", que será desenvolvida de 4 a 8 de Abril.
A Fundação de Saúde de Rio Claro vai replicar a campanha no município e a coordenação dos trabalhos ficará a cargo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que tem se aplicado em atividades de conscientização da população sobre o perigo representado pela dengue. A atuação do centro está respaldada na realização de palestras nas escolas, empresas e associações - entre outros públicos - que são ministradas pela equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC). E se sustenta, ainda, na distribuição de cartazes e folhetos informativos nos supermercados, farmácias, postos de combustíveis e comércio em geral.
A realização de mutirões que privilegiam os bairros críticos, onde a incidência de casos é maior, é, no entanto, uma das frentes de trabalho mais importantes no combate à dengue. Além disso, o CCZ também recorre à colocação de faixas em locais de grande movimentação, nos ônibus urbanos e intermunicipais, na estação rodoviária e terminal urbano, principalmente.
“Durante a Semana proposta o que deve mudar em relação ao trabalho que já desenvolvemos rotineiramente é o envolvimento e colaboração maior de vários segmentos da sociedade que já estão sendo convocados pela Secretaria de Saúde do Estado”, afirma Josiel Hebling, coordenador do CCZ.
Hebling explica que o chamamento à participação mais efetiva da sociedade nesta campanha se dará de várias formas. “Os jovens do Tiro de Guerra estarão auxiliando na busca à criadouros, acompanhando agentes de saúde nas visitas aos bairros e domicílios, enquanto o shopping da cidade distribuirá folhetos em seus principais acessos e as concessionárias Centrovias e Colinas colocarão frases nos painéis luminosos nas rodovias sob seu controle, mas também iremos intensificar a distribuição de folhetos no comércio, entre outros expedientes”, indica o coordenador.
Por conta da realização da Semana e atendendo convite do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), a Fundação de Saúde vai realizar palestra na Câmara Municipal, na terça-feira, 5, às 18h30. Os corretores de imóveis, aliás, passaram a adotar uma prática que mereceu menção elogiosa das autoridades de saúde em Rio Claro. Em imóveis fechados, eles utilizam um adesivo apropriado para fechar os ralos, impedindo que estes se transformem em criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
___
Canal Rio Claro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.