Cidades das Baixadas Litorâneas participam de oficina sobre o Plano Estadual de Habitação

Leonardo Picciani ressaltou a importância maior do PEHIS/RJ, lembrando das recentes tragédias causadas pelas chuvas na região serrana, em Niterói, Angra dos Reis e noroeste do estado, com o consequente agravamento da situação de moradia devido ao grande número de desabrigados. Segundo ele, atualmente não há mais espaço para atitudes impensadas em relação a ocupações e construções desordenadas nos municípios. Para Picciani, esta é uma grande oportunidade para que os governos municipais, estadual e federal trabalhem em conjunto, trocando experiências e elaborando planos sustentáveis para resolver o problema do déficit habitacional.

Representantes de 12 municípios que formam a Região das Baixadas Litorâneas reuniram-se nesta sexta-feira, 01/04, no Centro de Desenvolvimento de Vôlei, em Saquarema, para participarem da primeira oficina regional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS/RJ). O evento contou com a presença da prefeita Franciane Motta, do Secretário de Habitação do Estado Leonardo Picciani, e do presidente da Alerj, deputado estadual Paulo Melo, além de vereadores e secretários de governo.
O deputado Paulo Melo fez sua abordagem sobre a questão habitacional, lembrando que o PEHIS/RJ traz em seu cerne uma nova forma de se tratar o problema da moradia. “Eu espero que os prefeitos também consigam junto com o (Governo do) Estado, essa nova filosofia em inovar com maior estrutura antes de fazer as coisas, porque o cidadão não precisa de esmolas, mas de respeito, de dignidade, de condições dignas... o cidadão precisa que o Estado ofereça a contrapartida dos impostos pagos para melhorar a sua vida, a vida de sua família”, disse o presidente da Alerj.
Ao longo do dia foi realizada a oficina de trabalho, dirigida por Denise Vogel, representante da Ambiental Engenharia e Consultoria. Ela apresentou o plano de habitação, seus objetivos, as necessidades habitacionais do estado e como estão sendo diagnosticadas as realidades locais de cada município envolvido. Reuniões como esta estão sendo realizadas desde o dia 29 de março, estendo-se até o próximo dia 7 de abril, abrangendo cada uma das regiões do Estado do Rio. Em Saquarema, o evento contou com participação de representantes dos 12 municípios da Região das Baixadas Litorâneas: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
___
Poésis

Um comentário:

  1. Muito bom, mas fica minha dúvida. A Sociedade Civil Organizada está tendo espaço?
    Qual vai ser a participação da Sociedade?

    ResponderExcluir

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.