Nem o Martinho da Vila viu ainda. Acima em primeira mão para todo o Brasil fotos até então inéditas da cabeça da escultura do cantor e compositor carioca feita pelo campo-grandense Victor Henrique Woitschach, o cartunista Ique da Globo (ex-JB) que agora também já é famoso no Rio de Janeiro por esculpir personalidades históricas em bronze. A escultura será inaugurada no dia 7 de maio com a presença do artista pela Prefeitura de Três Barras (RJ), em homenagem ao ilustre filho da terra. O convite acima começou a ser distribuído hoje para convidados do prefeito Antônio Carlos, de Duas Barras. A inauguração da escultura seria na festa de aniversário de Martinho, no dia 12 de fevereiro, quando completou 73 anos, mas foi adiada devido a tragédia das chuvas na região serrana do Rio onde fica a cidade.
"Santo de casa"... Ique é ignorado na terra natal
Depois de ficar famoso também por esculpir personalidades em bronze, o cartunista Ique, que nasceu em Campo Grande, alimentou um sonho de homenagear sua cidade natal fazendo uma escultura de Manoel de Barros para cidade onde mora aquele que é considerado o maior poeta vivo do Brasil. Entretanto, depois de tentativas com autoridades municipais Victor Henrique Woitschach está desiludido de concretizar a homenagem pois sentiu que trabalho de qualidade como o dele não é reconhecido na própria terra de origem. "Estou jogando a toalha", me confidenciou o artista e amigo dos tempos de adolescência da redação do extinto Diário da Serra.
Personalidades em bronze...
A primeira escultura de Ique é o Corneteiro de Pirajá (Luís Lopes) inaugurada pelo então prefeito César Maia no Rio em 2004 na esquina da Avenida Visconde de Pirajá com a Rua Garcia D’Ávila, no decantado bairro de Ipanema. Além de Martinho da Vila (nota acima), ele esculpiu o ex-técnico da Seleção Brasileira de 70 e comentarista esportivo João Saldanha, obra inaugurada pelo governador Sérgio Cabral e por Lula no ano passado, no Maracanã; de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, instalada no Jardim Botânico, na esquina onde ficava o antigo Teatro Fênix onde o Velho Guerreiro comandava seu programa e chacretes; de Michael Jackson no Morro Santa Marta, onde o popstar gravou parte do clipe “They don’t care about us”, em 1996; o Coimbra (famoso marchand carioca), na Bolsa de Arte do RJ. E o próximo trabalho de Ique deve ser o Rei Pelé para a galeria do novo Maracanã que sediará a final da próxima Copa do Mundo.
___
Capital News
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.