Alunos de Silva Jardim recebem kits de material escolar

Os cerca de 4.300 alunos da rede de ensino de Silva Jardim receberam kits de material escolar distribuídos recentemente pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec). Segundo o secretário e vice-Prefeito, Fernando Augusto, a iniciativa faz parte da política de melhoria do ensino e valorização do educando, representando uma substancial economia para os pais. Entre os materiais estão, lápis, papel, cadernos, tesouras, borrachas e até dicionários.

-- Na verdade, adquirimos seis mil unidades de kits, ou seja, um pouco a mais do que o número que a rede tem de alunos, para o excedente ficar como material de reposição e também porque pretendemos aumentar a quantidade de estudantes para, no mínimo, cinco mil – explica Fernando Augusto, acrescentando que é intenção do governo que a distribuição se repita nos próximos anos.
Segundo Fernando, a boa recepção dos kits pode ser notada até mesmo na expressão de alegria dos alunos ao receberem o material, assim como no contentamento dos professores. Este é o primeiro ano em que a Semec distribui o material escolar.
Incremento à Cultura
Um “Fórum Municipal de Cultura”, a ser realizado provavelmente em junho deste ano, segundo o secretário de Educação e Vice-Prefeito, Fernando Augusto, discutirá os três grandes desafios do Município com o setor: a formação do Conselho Municipal de Cultura, do Plano de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura. Ele acrescenta que a implantação desses três procedimentos já será o primeiro passo para a criação, também, de uma Fundação Cultural, a fim de que esta passe a gerir as atividades culturais do Município.
-- A criação desses instrumentos de gestão é inclusive uma exigência do Ministério da Cultura para que o Município possa se habilitar a receber recursos federais – diz Fernando, lembrando que o Conselho de Cultura poderá ser proposto e formado durante o Fórum.
Fernando acrescenta que o projeto de transformar o prédio da antiga Delegacia de Polícia, no Centro da cidade, em uma “casa de memória” (museu) também continua em andamento. O local abrigará o acervo da Casa de Cultura (recentemente desativada e com seu material transferido para a sede da Secretaria de Educação), além de exposições, outros acervos e objetos de memória em geral, assim como para servir de ponto de visitação.
Além disso, o prédio que abrigava o Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE), na Rua Augusto Antônio de Amorim, no bairro Caju, que está em reforma, será transformado numa biblioteca pública. “Já estamos adquirindo os livros, principalmente de literatura infantil, e vamos inaugurá-la com uma grande festa, convidando os pais para inclusive fazer doações de livros usados a fim de enriquecer o espaço. Se tudo correr bem, pretendemos inaugurá-la ainda até o final do mês de abril”, informa ele.
___
Comunicação Pref. Silva Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.