Agentes sanitários encontram mais 450 focos de dengue em Resende

Passagem do carro fumacê pelos bairros é uma das medidas adotadas para prevenir a doençaUm levantamento divulgado esta semana pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) mostra que, na semana de 20 a 26, os agentes sanitários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) encontraram 450 focos do mosquito transmissor da dengue. Desde o começo do ano, o CCZ vem divulgando toda semana a relação de bairros e ruas onde são encontrados focos da doença durante as inspeções domiciliares realizadas pelos agentes sanitários.

Entre janeiro deste ano e terça-feira, o município já notificou 155 casos suspeitos de dengue, sendo que 20 foram descartados pelo laboratório e 48 confirmados (44 do tipo clássico e quatro diagnosticados como dengue com complicações).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da prefeitura, Lúcia Albuquerque, a SMS vem fazendo sua parte, adotando todas as medidas de combate às larvas do mosquito, com visitas domiciliares para localização de focos, colocação de larvicida, passagem do carro fumacê pelos bairros e a realização de campanhas educativas.

Na semana passada, por exemplo, foram realizadas passeatas entre os alunos das escolas municipais Algodão Doce (Cidade Alegria), Dona Mariúcha (Santo Amaro) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III). Os estudantes percorreram as ruas desses bairros, reforçando junto aos moradores a importância dos cuidados contra a dengue.

- A prefeitura tem um Plano de Contingências para Situações de Epidemia, por meio do qual ações vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de evitar um surto da doença, mas sem a ajuda da população qualquer medida torna-se ineficaz - alertou Lúcia Albuquerque.

A coordenadora destacou que o trabalho de coleta de larvas mostra que a população precisa redobrar os cuidados. Isso porque as larvas têm sido recolhidas em vasos de planta, pneus, latas, ralos, caixas d'água, baldes e garrafas, apesar de as inúmeras campanhas de conscientização pedindo o apoio para que os cidadãos eliminem de seu quintal qualquer objeto que possa acumular água parada.

- Até mesmo uma sacola plástica jogada no quintal pode acumular água e virar depósito das larvas, como os agentes do CCZ têm encontrado durante as visitas domiciliares - explicou.

Índice médio de infestação
Recentemente, o município concluiu o LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que representa uma ferramenta importante para mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

O índice de Resende, segundo a diretora de Vigilância em Saúde da prefeitura, Lúcia Albuquerque, ficou em 2,5%, o que de acordo com o padrão do Ministério da Saúde significa que a cidade registra índice médio de infestação do mosquito. Os índices considerados satisfatórios são aqueles abaixo de 1%. Acima de 4% indica risco de surto de dengue.

Na semana passada, os 111 agentes comunitários que atuam nos módulos do PSF (Programa de Saúde da Família) participaram de uma capacitação ministrada pela equipe do Serviço de Vigilância Sanitária da prefeitura. O treinamento teve como objetivo preparar esses servidores para identificar os sintomas de dengue entre as famílias que cada agente atende em sua comunidade.

Se for encontrada alguma pessoa que já teve dengue, os agentes farão o acompanhamento da família, realizando vistorias para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti dentro das residências, reforçando com isso o trabalho realizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonozes).


Locais onde foram encontradas larvas 

* Morro do Cruzeiro - Travessa Santa Inês, ruas 55, Santa Rita, 10, Santa Rosa, Agenor Marcondes de Godoy, São Benedito e Santa Efigênia
* Residencial Monet - Rua Pedro Américo
* Jardim Jalisco - Rua Mário Periquito
* Jardim Alegria - Rua G
* Jardim Beira Rio - Rua Ulisses Guimarães
* Bairro Comercial - Rua 29 de Setembro
* Cidade Alegria - Ruas Samambaias, das Amendoeiras, das Mangueiras, das Acácias, das Magnólias, dos Umbus, Canal Norte e das Hortências, 
* Vila Julieta - Avenida Governador Portela
* Liberdade - Ruas Rui Barbosa e dos Andradas
* Baixada da Olaria - Ruas 1, 2 e Projetada
* Paraíso - Avenida Nelson de Godoy, ruas Santa Bárbara e Nossa Senhora das Mercês, 
* Toyota II - Rua Projetada
* Itapuca - Ruas Inácio Lopes Siqueira e Joaquim Macedo
* Santo Amaro - Ruas Alvino Coelho e Ana Inácia 
* Vila Alegria - Ruas Manoel Torres e João Oliveira
* Vila Aramagi (Engenheiro Passos) - Rua das Ametistas
* Cohab (Engenheiro Passos) - Rua das Camélias e dos Girassóis
* Centro - Rua do Rosário e Praça Oliveira Botelho
* Lavapés - Rua Eduardo Cotrim
* Alto Surubi - Rua Rodolfo Anechino
* Toyota I - Rua Seis 
* Jardim Primavera I - Ruas Trinca Ferro e dos Flamingos
* Jardim Primavera II - Rua dos Pintassilgos, das Andorinhas e 4
* Cabral - Ruas João Cabral Flecha, Duque Costa, Dona Josefina, João Ferreira, Benedito Lima e 12
* Surubi - Rua Prefeito Geraldo Rodrigues

*** Período: De 20 a 26 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.